Agência Espacial Brasileira discute atuação do Ceará na área aeroespacial

15 de janeiro de 2013

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) recebe na tarde desta quarta-feira (16) o diretor de Satélites da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Gurgel. O interesse da visita ao Ceará partiu da AEB, que pretende fortalecer a atuação do Estado em pesquisas espaciais.

 

Carlos Gurgel afirma que o Ceará tem potencial para sediar uma base de lançamento de pequenos foguetes. Uma das regiões propícias para este fim localiza-se em Jijoca de Jericoacoara. No tocante às pesquisas espaciais, a AEB sugere que sejam abertos cursos na Universidade Federal do Ceará na área, com apoio dos profissionais formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – boa parte cearenses.

 

Além dos secretários René Barreira e Almir Bittencourt, da Secitece, participam do encontro Seduc, Funceme e Centec, bem como representantes da UFC e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular e coordenar a política espacial do país.

 

15.01.2013

 

Assessoria de Imprensa da Secitece
Cynthia Cardoso – 85 3101.6466 | 85 8877.9710