Ceará ganha voo direto para Roma

15 de janeiro de 2013 - 20:00

Entrou em operação na segunda-feira (14) o voo da Alitalia ligando Fortaleza e a capital da Itália, Roma. Captado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur CE), será direto (9h30min de duração), inicialmente às segundas e sextas-feiras, e vai ser feito nas maiores aeronaves da companhia, os da família Boeing 777, com capacidade para 293 passageiros divididos nas classes de reserva Magnifica, Classica Plus e Classica.

 

O secretário do Turismo, Bismarck Maia, e o vice-presidente para as Américas do Sul e Central da Alitalia, Antonio Sgro, receberam os primeiros passageiros oriundos do Aeroporto Internacional Fiumicino, em Roma, às 16h30min, no Pinto Martins. Também estiveram presentes o secretário do Turismo de Fortaleza, Salmito Filho, e demais representantes do trade.

 

A aeronave recebeu um batismo, tradicional em voos inaugurais, que consistiu em um banho dado por dois caminhões do Corpo de Bombeiros. Ao todo, foram 220 passageiros vindos da Itália e 204 indo no voo de volta, cumprindo a meta da companhia, que é ter uma média de ocupação dos assentos de 70%.

 

Segundo Bismarck, “este voo deixa o turismo cearense cada vez mais fortalecido, concretizamos o objetivo de ter voos regulares de companhias de grande porte, trazendo um público que o Ceará precisa e merece”. O titular da Setur também afirmou que a próxima meta é captar um voo regular para os Estados Unidos.

 

Para promover a nova ligação entre Fortaleza e Roma, a Setur promoveu encontros e workshop entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2012, chefiados pelo seu secretário-adjunto, Marcos Pompeu, para 60 agentes e operadores de viagem europeus. Participaram também 14 empresários do trade cearense.

 

A Itália é o maior emissor de turistas estrangeiros para o Ceará, respondendo por 24,21% do fluxo em 2012, seguida por Portugal (22,44%) e França (8%). Seus turistas permanecem em média 10,4 dias no Estado e têm gasto per capita estimado em R$ 3.680,28, de acordo com levantamento da Coordenação de Estudos e Pesquisas da Setur.

Imagem inline 1

 

Ceará com mais ligações para cidades estratégicas

A Alitalia mantém voos em 86 destinos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na África e é considerada a 19ª maior companhia aérea no ranking mundial. Também mantém voos em parceria com a Air One e é membro da Sky Team, uma associação internacional que reúne outras 18 empresas do ramo.

 

Assim, Fortaleza vai estar ligada por meio de conexões com as principais cidades do mundo, tais como Paris, Londres, Nova Iorque, Amsterdã, Genebra, Toronto, Moscou, Pequim, Tóquio, entre outras. No Brasil, além de Fortaleza, a Alitalia opera no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de mais dois destinos na América do Sul – Caracas (Venezuela) e Buenos Aires (Argentina).

 

DESTINOS OPERADOS EM VOOS REGULARES PELA ALITALIA

ÁFRICA

SUB SAARIANA

ORIENTE MÉDIO

PAÍS

DESTINO

PAÍS

DESTINO

Algéria

Argel

Egito

Cairo

Gana

Acra

Jordânia

Amã

Líbia:

Trípoli

Líbano

Beirute

Marrocos

Casablanca

Israel:

Tel Aviv

Nigéria

Lagos

Emirados Árabes

Abu Dhabi

 

 

Irã

Teerã

 

AMÉRICA DO NORTE

PAÍS

DESTINO

Canadá

Toronto

Estados Unidos (EUA)

Los Angeles

Chicago

Boston

Nova Iorque

Miami

 

AMÉRICA DO SUL

PAÍS

DESTINO

Argentina

Buenos Aires

Brasil

Fortaleza

Rio de Janeiro

São Paulo

Venezuela

Caracas

 

ÁSIA

PAÍS

DESTINO

China

Pequim

Japão

Tóquio

Osaka

 

 

EUROPA

PAÍS

DESTINO

Albânia

Tirana

Alemanha

Frankfurt

Áustria

Viena

Bélgica

Bruxelas

Bulgária

Sofia

Espanha

Barcelona

Madrid

Málaga

Valência

França

Nice

Paris

Toulouse

Grécia

Atenas

Holanda

Amsterdã

Hungria

Budapeste

Inglaterra

Londres

Malta

Valeta

Polônia

Varsóvia

Romênia

Bucareste

Rússia

Moscou

São Petersburgo

Sérvia

Belgrado

Suíça

Genebra

Zurique

Turquia

Istambul

Ucrânia

Kiev

 

15.01.2013

 

Assessoria de Imprensa da Setur
Carmen Inês Matos Walraven/Mara Cibely de Oliveira/Tunay Moraes Peixoto

Fone: 3101-4661/8732-2041/3101-4654

Twitter: @seturceara e @cecceara

Facebook: fabebook.com/seturce e facebook.com/cecceara