452 veículos vistoriados no Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza

21 de janeiro de 2013 - 11:36

De 15 a 18 deste mês, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza. As operações resultaram em um total de 452 veículos vistoriados e 25 multados por estarem acima do nível de poluição permitido pela legislação ambiental.

 

As fiscalizações ocorreram nas Avenidas: Paranjana (Serrinha), João Pessoa (Parangaba), Demétrio de Menezes (Antônio Bezerra), Vicente de Castro (Mucuripe). Elas contaram com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania do município (AMC).

 

As infrações geraram multa no valor de R$ 1.328,78 para cada veículo. De acordo com a Geamo, para medir a intensidade de fumaça a equipe utiliza a Escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões até 40% são consideradas normais. Acima disso o responsável pelo automóvel é autuado e multado.

 

Saiba mais

 

A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da terra.

 

Desde 1990 o Programa de Combate à Fumaça Negra da Semace atua tanto na Capital como no Interior do Estado no intuito de minimizar a poluição ocasionada pelo material particulado emitido dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel.

 

21.01.2013

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov