Sesa reúne novos secretários municipais da Saúde

23 de janeiro de 2013 - 15:03

O primeiro encontro da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde com os novos gestores da saúde dos 184 municípios cearenses já tem data para acontecer. Será nos dias 24 e 25 deste mês, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). No primeiro contato com os novos secretários municipais, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, vai mostrar os avanços na gestão e na atenção à saúde, com a implantação dos consórcios públicos intermunicipais e com a nova rede de assistência, que inclui 22 policlínicas regionais – com oito já inauguradas, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) – 13 em funcionamento, 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e quatro hospitais de grande porte – Hospital Regional do Cariri (HRC), em funcionamento desde 2011 em Juazeiro do Norte, Hospital Regional Norte (HRN), com inauguração marcada para o próximo dia 18 de janeiro, em Sobral, Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, em construção, e Hospital Regional Metropolitano, em Maracanaú, com edital em consulta pública.

 

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, fará logo após a abertura do encontro a apresentação dos indicadores de saúde por região de saúde, com o lançamento de manuais com informações das 22 regiões de saúde para que cada novo gestor conheca a real situação de saúde do município que vai gerenciar. Ele aproveitará a grande concentração de gestores ,municipais de saúde para alertar sobre o reforço das ações de prevenção e controle da dengue. Historicamente, o período mais crítico da dengue é no primeiro semestre do ano, o que exige o fortalecimento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vigilância epidemiológica, assistência aos pacientes e mobilização social. Haverá ainda o lançamento e distribuição do livro “As Redes de Atenção à Saúde”, do médico Eugênio Vilaça Mendes, impresso pela Secretaria da Saúde do Estado. No Ceará estão em implantação a Rede de Atenção às Urgências e a Rede Cegonha. O primeiro dia do encontro o Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde (COAP), instituído pelo Ministério da Saúde, e a regionalização da saúde.

 

No segundo dia do encontro, os novos secretários municipais debaterão sobre a rede de3 atenção à saúde no âmbito municipal, regional e estadual. A Política Nacional de Gestão Participativa para o SUS será tema do painel Política Estadual do ParticipaSUS. Em mesas redondas, os secretários municipais de saúde ainda debaterão sobre a política nacional da Atenção Básica, a política de gestão do trabalho e educação em saúde, política de assistência farmacêutica e política de vigilância em saúde.

 

Programação

Dia 24/1

8h Inscrições e entrega de material
9h Solenidade de Abertura
9h30min às 10h30min Painel: Apresentação dos indicadores por Região de Saúde
10h30min às 11h30min Painel: Consórcio Público de Saúde: Estratégia de Regionalização

Lançamento e distribuição:
Manual sobre informação em Saúde- Sesa
Livro “Redes de Atenção à Saúde, de Eugênio Vilaça Mendes

12h Almoço
13h30min Apresentação Institucional do COSEMS
14H30min às 16h30min Mesa I – Gestão Municipal e Regional a luz do Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde
16h30min às 17h30min – Painel: A Regionalização de Saúde do Estado do Ceará
18h Coquetel e Lançamento da Revista Sustentação

Dia 25/1

8h30min às 10h Mesa I – Rede de Atenção no âmbito municipal, Regional e Estadual
10h às 10h30min Mesa II – A política Nacional da Atenção Básica
12h Almoço
13h30min às 15h Mesa III – A política de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do SUS
15h às 16h Mesa  IV – Política de Assistência Farmacêutica
16h às 17h30min Mesa V – Política de Vigilância Sanitária

 

23.01.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara