Campanha arrecada 12,5 toneladas de alimentos para as vítimas da seca

24 de janeiro de 2013 - 18:20

No primeiro dia da Campanha Solidária às Vítimas da Seca, lançada na manhã desta quinta-feira (24), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) já contabiliza a arrecadação de 12,5 toneladas de mantimentos, alimentos não perecíveis que serão doados pelo governo do Estado, para famílias carentes, vítimas da seca no interior cearense. Diante da excelente resposta da população e de entidades de classe, o titular da STDS, Evandro Leitão, ampliou a meta de 60 toneladas para 100 toneladas, até o próximo dia 31.

 

A primeira carga de mantimentos seguiu nesta manhã para a Defesa Civil do Estado, que fará a distribuição às famílias atingidas pela atual seca – a maior dos últimos 30 anos na região do semiárido Nordestino. Mas as doações podem continuar a ser feitas na sede da própria STDS, à Rua Soriano Albuquerque, 230, no bairro Joaquim Távora, onde um caminhão-baú permanecerá estacionado para recolhimento dos donativos, até o dia 31 deste mês.

 

Saldo preliminar

 

“Saldo (de 12,5 toneladas) em tão pouco tempo revela a sensibilidade das pessoas, de nossas entidades de classe e ONGs, com os problemas do nosso Estado. Revela a atenção com os nossos irmãos do campo, que sofrem com os efeitos da estiagem”, destacou Evandro Leitão. Ao lançar o movimento, ele lembrou que a Campanha Solidária pelas Vítimas da Seca é parte das ações empreendidas pelo Comitê de Combate à Seca do Governo do Estado, do qual a STDS é integrante.

 

Conforme disse, a função da STDS nesse processo é de articulação das políticas públicas e de atendimento das demandas da população e prefeituras municipais, para encaminhamento ao Comitê Gestor. Atualmente, 176 municípios cearenses se encontram em estado de emergência, em decorrência dos efeitos da seca. Entre as ações que estão sendo desenvolvida pelo Comitê Estadual, ele citou a construção de milhares de cisternas de placas, a construção do cinturão das águas, a perfuração de poços profundos e distribuição de água, por meio de carros-pipa etc.

 

Corrente Solidária

 

Também como parte da campanha de arrecadação de alimentos e água, o secretário anunciou a realização no próximo dia 24 de fevereiro, do 1º Passeio Ciclístico Solidário da STDS. “Quero convidar a todos a entrar nessa corrente”, conclamou Evandro Leitão. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de fevereiro, na sede da secretaria ou pelo telefone: 3101-4579. O passeio contará com a participação de servidores Estaduais, colaboradores e familiares e estará aberto a toda a comunidade. Para participar basta doar 1 quilo de alimento não perecível ou 2 litros de água mineral.

 

24.01.2013

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2099 / 2089 – 8878.8510 / 9987.0400)

Twitter: @stdsonline