Dragão do Mar quadruplica investimentos nos Editais Culturais 2013

24 de janeiro de 2013 - 16:38

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lançou nesta quinta-feira (24) os Editais Culturais 2013. Uma coletiva de imprensa foi realizada no Auditório do CDMAC, ocasião em que foram apresentados os principais pontos da política de ação cultural a partir do novo programa de editais.

No dia 07 de novembro de 2012, quando o CDMAC comemorou o Dia D da Cultura, foi lançada uma proposta para consulta pública que ficou disponível no sítio do Dragão do Mar por dois meses. Além das considerações recebidas por e-mail, foi criada uma comissão de consultores em cada linguagem contemplada no edital para reavaliação das propostas que colaboraram com a revisão dos conteúdos, como Alysson Lemos (Circo), Sílvia Moura (Dança), Natasha Faria (Teatro), Gilmar de Carvalho e Socorro Acioli (Literatura), Jared Domício (Artes Visuais), Dawlton Moura (Música) e Duarte Dias (Cinema).

A apresentação das mudanças foi anunciada pelo presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Paulo Linhares, e pela diretora de Ação Cultural, Isabel Andrade. Segundo Linhares, a proposta apresentada ainda em 2012 foi suspensa, levando em consideração as críticas que foram feitas. Conforme o presidente, uma análise criteriosa foi feita com vistas ao fortalecimento e ampliação das linguagens artísticas, à melhoria da política de financiamento dos espetáculos e à qualificação do padrão artístico das apresentações realizadas no Dragão do Mar.

Com o novo programa, 116 projetos de artistas, grupos, companhias, bandas, autores e produtores serão contemplados, culminando na realização de 278 ações nas linguagens Música, Teatro, Audiovisual, Literatura, Artes Visuais, Circo, Dança e Cinema. As apresentações artísticas serão realizadas ao longo do ano nos espaços do Teatro Dragão do Mar, Cine Dragão do Mar, Espaço Rogaciano Leite, na Praça Verde, Arena Dragão do Mar, Nova Livraria, no Auditório, além de espaços alternativos do CDMAC.

Os Editais Culturais 2013 trazem novidades, entre elas a introdução de 3 novas linguagens (Artes Visuais, Literatura e Cinema) e o programa de lançamento de livros e de shows literários adultos e infantis. Além disso, o investimento global no pagamento dos cachês foi quadruplicado, passando de R$ 145.000 para R$ 600.000,00. Outro importante diferencial é a contemplação de projetos exclusivamente locais. Para Isabel Andrade, essa seria uma forma de “valorizar os nossos artistas e a produção realizada aqui, materializando, assim, o espírito da ´Virada Cultural´ ”.

Para inscrever projetos, os interessados podem consultar os documentos impressos, dispostos no próprio Dragão do Mar e em outros centros de cultura da cidade, ou fazer o download dos editais e dos documentos necessários no sítio do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), entregando toda a documentação até o dia 22 de fevereiro, na recepção da Diretoria de Ação Cultural do CDMAC (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

Para tirar todas as dúvidas referentes ao edital, serão realizadas oficinas nos dias 30 e 31 deste mês. O atendimento será feito também via correio eletrônico editaisculturais@dragaodomar.org.br e pelos números 3488.8608 e 3488.8610.

 

24.01.2012

Assessoria de Comunicação do IACC
Luciana Vasconcelos (imprensa@dragaodomar.ce.gov.br / 85 3488.8625 – 87338829)
www.dragaodomar.org.br
@_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar