Presidência do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontece nesta sexta

25 de janeiro de 2013 - 14:26

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) realiza nesta sexta-feira (25) a solenidade de posse do novo presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef), Daniel Melo de Cordeiro, para o Biênio 2013-2014. O evento acontece no auditório da Sejus (Rua Ten Benévolo, 1055), às 14 horas, e contará com a presença da secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e de autoridades ligadas às questões dos direitos da pessoa com deficiência.

 

A nova presidência do Cedef foi definida em uma reunião extraordinária que aconteceu no dia 20 de dezembro de 2012 e contou com a presença de seis conselheiros representantes da sociedade civil e cinco conselheiros representantes governamentais. A plenária definiu por seis votos a eleição para o representante da sociedade civil, Daniel Melo, como presidente, e a vice-presidência para Márcia Maria de Medeiros Dutra, que representa a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS). A chapa encabeçada pelo também representante da sociedade civil, Francisco Jacinto Araújo da Silva, da Associação de Assistência e Promoção a Cidadania às Pessoas com Deficiência (AAPED) recebeu quatro votos.

 

Daniel Melo de Cordeiro é analista judiciário, bacharel em Direito e especialista em Direito Constitucional. Para ele, os conselhos de direitos de qualquer segmento social devem ter o seu papel bem definido perante a sociedade, tendo a melhor visibilidade possível. “Os conselhos devem ser apoiados pelos governos e pela imprensa, para que possam ser um instrumento de interlocução entre a sociedade civil e o poder público, a fim de atender aos anseios e demandas das populações mais desassistidas da sociedade em geral, dando uma equiparação de oportunidades para a diversidade humana”, comenta.

 

Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef) tem por missão a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, atuando como instância de controle social das Políticas Públicas do Estado do Ceará numa perspectiva intersetorial. Busca ser reconhecido pela sociedade como um Conselho representativo, deliberativo, articulado, local e nacionalmente, efetivamente atuante no controle social. Suas ações são baseadas nos valores da Participação, Compromisso, Transparência, Ética, Inclusão e Diversidade.

 

25.01.2013

Assessoria de Comunicação da Sejus

Bianca Felippsen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862 – 8878.8464)