Nova rede de assistência amplia acesso a exames de saúde na Capital e Interior

13 de fevereiro de 2013 - 17:41

Na hora em que os médicos de hospitais e outras unidades públicas indicavam exames mais complexos para o detalhamento e precisão de diagnósticos havia duas alternativas na rede estadual, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Geral Dr. César Cals. Agora, com parte da nova rede de assistência à saúde em funcionamento o acesso a exames mais complexos está ampliado e mais perto dos pacientes pelo menos em oito regiões onde as policlínicas e hospitais regionais já foram concluídos e entregues à população. Tomografia computadorizada, por exemplo, antes realizada somente no HGF e no César Cals, agora é feita no Interior. Os moradores dos 24 municípios da região de Sobral fazem esse exame na policlínica regional. De outubro para cá, chega a 760 o total de tomografias feitas na policlínica regional em Sobral. No Cariri, o Hospital Regional, em Juazeiro do Norte, realizou 10.499 tomografias computadorizadas no período de 1 ano e meio e 2.398 ressonâncias magnéticas.

 

Outros exames que ajudam no diagnóstico precoce de doenças e na definição do tratamento estão sendo garantidos também nas policlínicas. É o caso da endoscopia digestiva – exame que retrata as condições gastrointestinais dos pacientes, do ecocardiograma – que mostra a estrutura e funcionamento do coração, e da mamografia, que identifica alterações na mama. Na policlínica regional em Baturité, onde são atendidos os 134.246 habitantes dos municípios de Baturité, Aratuba, Aracoiaba, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti, que integram a 4º região de saúde, foram realizadas 4.588 mamografias até janeiro deste ano e desde o início de 2011. Assim, as mulheres têm assegurado no próprio Maciço o direito ao exame na rede pública, sem a necessidade de deslocamento para Fortaleza como ocorria anteriormente a construção da policlínica. Em relação a endoscopia, foram feitos 2.807 exames. Em pouco mais de um mês, de dezembro do ano passado a janeiro deste ano 62 ecocardiogramas foram realizados na policlínica regional em Baturité.

 

Exames no HRN

 

A partir do início do próximo mês de março uma das maiores unidades da nova rede de assistência do Ceará começa a fazer o agendamento de exames, como ultrassonografia, endoscopia, mamografia. É o Hospital Regional Norte, construído em Sobral para assistir a população dos 55 municípios da macrorregião. O HRN, com 382 leitos, foi inaugurado no dia 18 de janeiro deste ano pelo governador Cid Gomes. No cronograma de funcionamento, o HRN inicia atendimento no ambulatório de cirurgia geral durante o mês de março, assim como o centro cirúrgico. Até o final de maio, todos as unidades e serviços dos hospitais estarão funcionando.

 

13.02.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara