Ceará tem primeiros registros de precipitações da quadra chuvosa 2013

14 de fevereiro de 2013 - 18:06

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 65 municípios do Estado entre quarta-feira (13) e 7 horas da manhã desta quinta-feira (14). Segundo os técnicos da instituição, já se trata das chuvas do período chuvoso.

 

O que caracteriza a quadra chuvosa no Ceará, período compreendido entre os meses de fevereiro, março, abril e maio, é a atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical.

 

As maiores precipitações foram concentradas na Região Norte do Estado. O município de Barroquinha teve a maior precipitação registrada, com 102 milímetros, seguido por Granja, com 84,4 mm e por Chaval, com 62 mm.

 

Previsão do tempo

 

A Funceme prevê para essa sexta-feira, 15 de fevereiro, céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuvas isoladas na região da Ibiapaba, faixa litorânea e Cariri. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas.

 

Previsão climática

 

Apesar de haver registro de chuvas intensas, como os 102 milímetros em Barroquinha, a previsão climática para a quadra chuvosa, divulgada pela Funceme no dia 25 de janeiro, é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média. Essa previsão será atualizada no dia 22 de fevereiro.

 

14.02.2013

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro (comunicacao@funceme.br / 85 3101.1099)