Copa das Confederações: inscrições para o Brasil Voluntário terminam neste sábado (16)

14 de Fevereiro de 2013

Ainda dá tempo de se inscrever no programa de voluntários para quem quer ter a oportunidade de atuar na Copa das Confederações 2013, que acontece em junho deste ano em seis capitais do Brasil, incluindo Fortaleza. O cadastro para o “Brasil Voluntário” segue até o próximo sábado (16) e pode ser feito através do site www.copa2014.gov.br. A expectativa é contar especialmente com jovens estudantes a partir de 18 anos que queiram ter a experiência de participar de dois dos maiores eventos do mundo. O programa de voluntariado do Governo Federal será coordenado juntamente com o da FIFA.

 

“O voluntariado é uma oportunidade única na de fazer parte desse momento tão importante na história do nosso país. Fortaleza hoje se destaca nas obras e ações voltadas para os eventos da FIFA e a população, especialmente nossos jovens, não vai querer ficar de fora. Além de aprender mais sobre a nossa cultura, os costumes da nossa cidade e ajudar a orientar milhares de visitantes que devem chegar ao nosso estado, eles também poderão levar essa experiência para aprimorar ainda mais o próprio currículo”, garante o secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

 

Serão selecionadas 7 mil pessoas para atuar nas seis cidades-sede durante a Copa das Confederações 2013. Outros 4.900 voluntários vão participar das cerimônias de abertura e encerramento, em Brasília e no Rio de Janeiro, respectivamente. Já para a Copa do Mundo 2014, o programa será ampliado: está prevista a participação de pelo menos 50 mil voluntários, nas 12 cidades-sede. Dessa maneira, haverá vagas para diversos perfis. Os selecionados atuarão em áreas de fluxo, como pontos turísticos, aeroportos, shopping centers e Fan Fests, dando suporte aos torcedores, aos turistas, à imprensa não-credenciada e à população em geral.

 

O processo seletivo terá cinco etapas: inscrição no site; seleção; treinamento a distância (virtual); treinamento presencial nas cidades-sede; e atuação em campo. Após concluírem os cursos preparatórios, os participantes ganharão um certificado, emitido pela Universidade de Brasília (UnB). Além disso, os voluntários receberão uniforme, alimentação e um seguro de responsabilidade civil e contra acidentes pessoais.

 

Mais informações:

– Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte (Ascom)
Telefone: (61) 3217-1875
E-mail: voluntariadoimprensa@esporte.gov.br
– Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará
Telefone: (85) 3263 5359

 

14.02.2013

Assessoria de Comunicação da Secopa

Sabrina Lima / Ana Martins (sabrina@secopa.ce.gov.br / 85 3264.5359)