Comitê da Seca se reúne com a bancada federal cearense

15 de fevereiro de 2013 - 17:34

O Comitê Integrado de Combate à Seca do Ceará realiza nesta segunda-feira (18) reunião com a bancada federal de deputados e senadores cearenses para discutir a produção de forragem como alternativa para a alimentação do rebanho, utilizando os perímetros irrigados do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS). Também estarão em pauta temas como o abastecimento d’água nos municípios, a Operação Carro-pipa, e outros assuntos de interesse dos municípios. A Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) deve comparecer à reunião.

 

O encontro foi articulado em parceria com o Pacto de Cooperação da Agricultura (Agropacto) e a comissão de Agropecuário da Assembleia Legislativa e acontecerá no Plenário 13 de Maio, a partir da 8 horas. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que é possível incentivar a irrigação nos perímetros irrigados para a produção de forragem. “Temos o exemplo do perímetro irrigado Mandacaru, em Jaguaribara, e vamos negociar com o Governador Cid Gomes o investimento nesses perímetros para que nós tenhamos uma alternativa para a alimentação animal”, afirmou.

 

Segundo o diretor geral do DNOCS, Émerson Fernandes, o órgão tem interesse em desenvolver atividades produtivas nos perímetros irrigados. “É muito importante contar com a parceria do Estado do Ceará para incentivar atividades produtivas nos perímetros irrigados”, destacou. O DNOCS administra 14 perímetros irrigados no Ceará, com um total de 800 hectares.

 

O Comitê vai solicitar à bancada federal intermediação junto ao Governo Federal para viabilizar o uso dos perímetros irrigados para a produção de forragem.

 

Serviço

Reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, dia 18.02, às 8 horas

Local: Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa

Avenida Desembargador Moreira 2807 – Dionísio Torres

 

15.02.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA