Precipitações da quadra chuvosa registradas em 122 municípios cearenses

15 de fevereiro de 2013 - 19:00

Boa notícia para esta sexta-feira, 15 de fevereiro. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 120 municípios do Estado entre quinta-feira (14) e 7 horas da manhã desta sexta-feira. A atuação da Zona de Convergência Intertropical, sistema que atua na quadra chuvosa, foi a causadora das precipitações.

 

Entretanto, apesar de haver registro de chuvas na maioria dos municípios cearenses, a previsão climática para a quadra chuvosa, divulgada pela Funceme no dia 25 de janeiro, é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média. Esse prognóstico será atualizado no dia 22 de fevereiro, após reunião com núcleo de meteorologia dos estados do Nordeste, CPTEC/INPE e INMET.

 

As maiores precipitações foram concentradas no Sertão Central do Estado. O município de Tamboril teve a maior precipitação registrada na Região, com 61 milímetros, seguida por Choró, com 56mm. A terceira maior chuva no Estado nas últimas 24 horas ocorreu em Itapipoca, no Litoral de Pecém, com 55mm. Em Fortaleza, choveu 19,6mm, o maior registro deste ano na Capital.

 

Previsão do tempo

 

Para o fim de semana (16 e 17 de fevereiro) a previsão da Funceme é de céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuvas isoladas em todas as regiões do Estado.

 

15.02.2013

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro (comunicacao@funceme.br  / 85 3101.1099)