BID: Iniciativa cearense é apresentada durante Fórum Internacional

18 de fevereiro de 2013 - 18:03

Considerada uma iniciativa inovadora de execução do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Ceará, por meio do Sine/IDT, foi convidado para compartilhar essa experiência com os serviços públicos de emprego de outros países, durante um seminário internacional promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington D.C., nos Estados Unidos. A apresentação do Sine/IDT será nesta terça-feira (19).

 

O evento visa apresentar as inovações nas parcerias público-privadas no contexto dos serviços de emprego dos países da América Latina e do Caribe e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) será a única experiência brasileira apresentada. O evento conta ainda com apresentações da Ásia, Europa e América Latina.

 

O IDT é uma Organização Social, qualificada pelo Governo do Estado do Ceará, através do Decreto nº 25.019, de 3/7/98, apta a executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo. O órgão é responsável pela execução do Sistema Nacional de Emprego (SINE), por meio de Contrato de Gestão com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

 

No Ceará, o sistema conta com uma estrutura específica de captação de vagas de emprego – a Central de Solicitação de Profissionais, um Atendimento Especializado à Pessoa com Deficiência, um Centro do Trabalhador Autônomo e um serviço de atendimento agendado, realizado pela internet, em todas as Unidades do SINE/IDT da Capital. O estado oferece ainda orientação profissional, que é um atendimento personalizado para prestar informações e facilitar o ingresso do trabalhador no mercado de trabalho.

 

Em 2012, o SINE/CE intermediou 81.412 profissionais ao mercado de trabalho, em diversos setores, e ofereceu serviços de emissão de CTPS e habilitação para o seguro-desemprego, dentre outros.

 

18.02.2013

Assessoria de Comunicação do IDT

Ana Clara Braga (anaclara@idt.org.br / 85 3101 5500)