Reuniões dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural começam nesta terça-feira (19)

18 de fevereiro de 2013 - 11:44

Nesta terça-feira (19), têm início as reuniões nos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar’s) para a discussão do planejamento, orçamento e novas ações para o ano de 2013. Os dois primeiros encontros acontecem em Quixadá e Russas, envolvendo os Conselhos de Administração (Conad) das respectivas bacias hidrográficas. Já na quarta-feira (20), os dois mesmos Sisar’s reunirão seus Conselhos Fiscais (Cofins).

 

Há oito Sisar’s no Ceará que correspondem a cada uma das oito bacias hidrográficas cearenses. O Sisar é uma organização não governamental sem fins econômicos, formada pelas associações das comunidades beneficiadas com sistema de abastecimento de água ou esgotamento sanitário, filiadas e localizadas na mesma bacia hidrográfica.

 

O Sisar atende a pequenas comunidades e visa garantir, a longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Companhia de forma autossustentável.

 

Cada Sisar é constituído por uma Assembleia Geral, formada por todos os representantes das associações filiadas. Constituem também o Sisar, um Conselho de Administração formado por onze membros, sendo seis representantes das associações filiadas, eleitos na assembleia geral ordinária, para um mandato de três anos, e cinco membros co-participes, os quais são representantes de várias entidades.

 

Há também o Conselho Fiscal responsável pela fiscalização das ações dos Sisar’s, formado por seis representantes das associações filiadas, eleitos em assembleia para mandato de dois anos, sendo três membros efetivos e três suplentes.

 

A Assembleia Geral Ordinária é realizada anualmente e nela é feita à prestação de contas de todas as ações realizadas durante o ano, a eleição dos membros para o Conselho de Administração – Conad, e Conselho Fiscal – Confis, bem como a aprovação do plano de trabalho.

 

Os oito Sisars beneficiam 133 municípios, tendo 686 comunidades filiadas, que representam 429.904 famílias atendidas. A maioria dos sistemas de água rurais executados pela Cagece, através do São José, é administrada pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Atualmente, existem oito unidades do Sisar no Ceará (uma em cada bacia hidrográfica do Estado).

 

18.02.2013

Assessoria de Imprensa da Cagece

Sabrina Lemos (85 3101.1826 / 8878.8932)