11 cursos profissionalizantes são oferecidos para egressos do sistema penitenciário

20 de fevereiro de 2013 - 15:02

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE), em uma parceria com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate a Fome da Prefeitura de Fortaleza (Setra), está ofertando 11 cursos profissionalizantes gratuitos para os egressos do sistema penitenciário com o objetivo de capacitá-los para a inserção no mercado de trabalho. Ao todo, 93 vagas foram disponibilizadas para o primeiro trimestre de 2013.

 

Os cursos ofertados estão nas áreas de costureiro industrial, modelista, pintor, mestre de obras, encanador, bombeiro hidráulico, eletricista predial, pedreiro, torneiro mecânico, pizzaiolo, frentista e armador de ferragem. Para fazer a inscrição, os assistidos devem procurar a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), na Sejus, para preencher a ficha de inscrição. As aulas seguem até o dia 31 de março em aulas nas sedes do Sistema S (Senac, Sesc/Senat e Senac).

 

Para supervisor do Núcleo de Educacional e Educação Profissionalizante da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Ricardo Soares, a iniciativa faz parte das atividades que a Sejus desenvolve em prol da reintegração social do preso. “É uma das principais metas da Sejus conseguir promover a ressocialização dos presos e, com a criação de um núcleo de educação profissionalizante, esperamos alcançar importantes resultados de encaminhamento dos assistidos para o mercado de trabalho. Em 2012, a Sejus profissionalizou 105 assistidos. Só no começo deste ano, já ofertamos vagas para 136”, ressalta o supervisor, que graças a parceria com Prefeitura Municipal de Fortaleza estão sendo possíveis realizar aulas práticas, com certificação, para que as pessoas retomem a vida profissional o que pode acarretar, inclusive, na diminuição dos índices de violência.

 

A Sejus informa ainda que também estão sendo ofertadas 10 vagas para o curso de Informática Básica e Excel aos egressos nesse semestre, em parceria com o Sine/IDT. As inscrições também são realizadas por intermédio da Cispe.

 

Serviço

 

A Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) fica na Rua Tenente Benévolo, 1055. Horários: 8 horas às 17 horas. Informações: (85) 3235-0979.

 

20.02.2013

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen (85 9688.8008 – 8878.8464)