Arce é bem avaliada pelo os que utilizam os serviços da Agência

22 de fevereiro de 2013 - 14:00

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados  do Estado do Ceará – Arce, recebe nota acima de sete em pesquisa quantitativa realizada em dezembro de 2012, no Estado do Ceará.  A  pesquisa teve como objetivo medir e avaliar o grau de conhecimento, de satisfação e qualidade dos serviços prestados, tendo como amostra 50 municípios. As amostras foram  divididas em quotas proporcionais às características socioeconômicas dos responsáveis pelos domicílios, levando em consideração região, sexo, idade. A coleta de dados apontou que 70% dos que já procuraram a Arce por algum motivo, tiveram seus problemas resolvidos.

 

A Arce regula quatro importantes setores: Energia Elétrica, Saneamento Básico, Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e Gás natural Canalizado. Entretanto, durante a pesquisa foram ouvidos somente usuários dos dois primeiros setores, ou seja: energia e saneamento. A grande maioria dos entrevistados que já procuraram os serviços da Arce,  aplicou nota média de 7,6 para a atuação geral da Agência no seu papel de regular e fiscalizar os serviços públicos no Ceará. Sobre a demanda e tratamento da informação/reclamação, os entrevistadores apuraram que o público está satisfeito.

 

Um ponto aferido pela pesquisa chama a atenção dos gestores: o elevado número de pessoas que ainda não sabe sobre a existência da Arce, apesar de ter crescido o número dos que conhecem, quando se compara a pesquisa realizada em 2005 com a apuração de 2012.  “Sabemos que a Arce é um órgão pouco conhecido, daí a necessidade de ampliarmos nosso trabalho de comunicação, principalmente no tocante à imagem institucional”, afirma o presidente do Conselho Diretor, Guaracy Aguiar. 

 

Nesse sentido, Guaracy adianta que em 2013 “muitas ações serão praticadas”, começando com a multiplicação e  fortalecimento das edições do “Arce nos Municípios”; a adesão da Agência ao programa  Vapt-Vupt e a instalação de “Escritórios Regionais”, além da apresentação de vídeos em palestras e eventos públicos, ressaltando as ações, missão e valores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará. A Ouvidoria, segundo ele, é  outro setor que também pode contribuir para ampliar o conhecimento da Agência perante o público.

 

 

22.02.13

Assessoria de Imprensa da Arce
Angélica Martins
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