Refinaria: Terreno será entregue à Petrobras no dia 21

26 de fevereiro de 2013 - 21:31

O governador Cid gomes se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (26), em Brasília. Durante mais de duas horas de audiência, o Governador e a Presidenta definiram a data de entrega do terreno para a instalação da Refinaria Premium II: será no dia 21 de março, durante a próxima visita da Dilma ao Ceará. “É uma refinaria com produção diária de 300 mil barris de petróleo. Ela já está no planejamento da Petrobras há muitos anos. O Estado já adquiriu uma área de 1.950 hectares e já está disponível. Inclusive, já  foi resolvido o problema de uma comunidade que se auto-identificava como indígena. Já tem licença para instalação…Todos os problemas foram superados e agora, o que nós esperamos, é que o empreendimento de fato se inicie”, disse Cid.

 

Ele destacou que Dilma já solicitou à presidenta da Petrobras, Graça Foster, que contatasse empresas para uma possível composição de parcerias na Ásia para a viabilização de novas tecnologias. “Todos sabem que, ao longo dos anos a Petrobras tem se descapitalizado, por estar exportando petróleo, comprando derivados de petróleo, que são mais caros que o petróleo, e vendendo no mercado interno, por um preço mais baixo do que o que ela está comprando. Então, muito provavelmente o caminho será associações, parcerias com empresas chinesas ou coreanas, no caso específico do Ceará”, explicou.

 

Além da instalação da Refinaria no Ceará, outros assuntos foram tratados na audiência, como a Transnordestina, Projeto Ceará Competitivo e ampliação das escolas de tempo integral para o Ensino Fundamental.  “Eu sugeri a Presidenta, inclusive ela me pediu para que eu encaminhasse ao Mercadante (ministro da Educação), um projeto para o Brasil, lançando como piloto no Ceará, escolas de educação de ensino fundamental, das séries terminais, do sexto ao nono ano, em tempo integral. Todos sabemos que escolas em tempo integral são uma solução. A ideia é implantar universalmente nas cidades, nos bairros onde se concentram as maiores dificuldades. Essas escolas de tempo integral são voltadas  para crianças de 11 a 14 anos, que é a idade em que acontecem os descaminhos da droga e da violência”, concluiu Cid.

 

 

26.02.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898.