Ministério vai duplicar número de famílias beneficiadas com assistência técnica

28 de fevereiro de 2013 - 20:54

O governador Cid Gomes se reuniu na tarde desta quinta-feira (28) com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, para discutir novas parcerias para beneficiar o Estado. No encontro ficou acertado que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Estado, vai ampliar o número de famílias que recebem o Bolsa Família e recebem assistência técnica para projetos produtivos. “O Ceará tem atualmente 20 mil famílias que recebem além do Bolsa-Família R$ 2,4 mil para projetos produtivos, pretendemos atender até 40 mil famílias”, destacou a ministra.

 

Cid Gomes destacou que a contrapartida do Estado será elaborar os projetos produtivos, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) para as novas famílias beneficiadas. A Ministra destacou também o bom desempenho do Estado do Ceará do programa de cisternas. Atualmente 33.400 cisternas de placas estão sendo construídas e outras 14.245 cisternas de placas e 211 cisternas escolares serão licitadas. Segundo o secretário Nelson Martins, a meta da Secretaria do Desenvolvimento Agrário é construir até o final de 2013 mais 140 mil cisternas de placas. “Nós acreditamos que o Ceará será o primeiro estado do Brasil a universalizar o abastecimento d’água no Brasil”, comemorou Tereza Campello.

 

Capacitação

A ministra Tereza Campello também acertou com o Governador Cid Gomes que o Estado identifique as demandas de cursos profissionalizantes que podem ser ofertados pelo Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec) aos aos beneficiários do Bolsa-Família. O Governador destacou a política estadual de ensino técnico, que já oferece condições para a ampliação do atendimento. “Atualmente nós temos 31 mil vagas nas escolas técnicas do Estado. No primeiro turno, os alunos cursam o ensino médio e na sequência fazem um curso técnico que lhes permita ser inseridos no mercado de trabalho”, destacou.

 

Cid Gomes comemorou mais esta parceria, uma vez que as obras estruturantes em andamento no estado vão demandar mão-de-obra qualificada. Também participaram do encontro, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio;  o secretário-chefe de Gabinete do Governador, Danilo Serpa; o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, e técnicos do MDS.

 

 

28.02.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137

amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA