Ação do Conpam fiscaliza uso de agrotóxicos na Região da Ibiapaba

1 de março de 2013 - 12:14

Uma fiscalização integrada da comercialização e do uso de agrotóxicos na Chapada da Ibiapaba, ocorre desde terça-feira (26) e termina nesta sexta-feira (1º). O resultado será apresentado á imprensa, às 17 horas, em entrevista coletiva, que ocorrerá no Auditório térreo da Superintendência Federal de Agricultura do Ceará. Diversos órgãos e instituições públicas apoiam a ação que é coordenada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

 

O objetivo da ação que foi motivada pelo Ministério Público é verificar como ocorre a venda e o armazenamento de agrotóxicos, além de fiscalizar se está havendo o descarte correto das embalagens desse produto. As condições de trabalho de quem manipula agrotóxicos em propriedades rurais também foram observadas.

 

A fiscalização é integrada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Superintendência Federal da Agricultura no Ceará (SFA – CE/MAPA), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE – CE/MTE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/CE).

 

Foram designadas duas equipes compostas por representantes das instituições participantes, com sede de apoio no Parque Nacional de Ubajara. A fiscalização, que vai das 07 horas às 16 horas, ocorreu simultaneamente nos sete municípios selecionados: Viçosa do Ceará, Tianguá, Ibiapina, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Ubajara e Ipu. Ao final de cada dia de trabalho, as equipes reuniram-se com a coordenação da ação na sede de apoio para avaliar, sistematizar e compilar os resultados preliminares obtidos.

 

O Conpam é responsável pela coordenação e avaliação dos trabalhos, além da elaboração e emissão de documentos sobre a ação ao Ministério Público.

 

Serviço:

Coletiva
Horário: 17 horas
Local: Superintendência Federal de Agricultura do Ceará
Endereço: Av. Dos Expedicionários, 3442, auditório térreo, próximo da pracinha.

 

01.03.2013

Assessoria de comunicação do Conpam

Elizabeth Rebouças (elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br / 85 3101.1235 – 8848.2022)