Pesquisadora da USP faz palestra de abertura do Doutorado em Educação da UECE

8 de março de 2013 - 18:15

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza na próxima segunda-feira (11), a aula inaugural da 1ª Turma de Doutorado em Educação e da 10ª Turma do Mestrado, que será ministrada pela professora doutora Selma Garrido Pimenta, da Universidade de São Paulo (USP), às 9 horas, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do itaperi, abordando o tema “A história dos Endipes (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) e sua contribuição para a formação de professores”. O Reitor, Jackson Sampaio, preside a cerimônia de abertura do Doutorado. 

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE promove ainda, durante toda semana, de 11 a 15 de março, o Seminário de Introdução aos Cursos de Mestrado e Doutorado. A gênese do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE remonta à criação do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE), em 2002, “iniciativa estreitamente vinculada ao desafio da melhoria da educação, visto que sua área de concentração é a formação de professores”, informa a professora Isabel Sabino, coordenadora do PPGE.

 

Segundo a coordenadora do Doutorado em Educação, professora Isabel Sabino, o curso surgiu como resposta às crescentes demandas sobre o Centro de Educação da UECE na oferta de qualificação e formação de recursos humanos especializados no âmbito da Educação Superior e da Educação Básica. “Em uma década o PPGE/UECE titulou 101 mestres, numa trajetória que registra 0% de evasão e um crescimento de mais de 200%”, afirma à coordenadora.

 

Selma Garrido Pimenta

 

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE – USP. Coordena (em parceria) o GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador desde 1989, junto ao programa de Pós Graduação em Educação – FEUSP. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação na FE-USP (1997/99) e Diretora da FE-USP (2002 – 2005). Foi Pró Reitora de Graduação da USP (2006 – 2009). Atuou como Membro do Comitê de Avaliação da área de Educação junto à CAPES (2001-2003). É Membro do GT Didática da ANPEd – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, do qual foi coordenadora (1996 – 1999) e representou-o como Membro do Comitê Científico da ANPEd (por quatro anos). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Docência no Ensino Superior. É Pesquisador 1 – no CNPq.
 

 

Mais informações: 85 3101.9863

 

08.03.2013

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)