Oito carros multados no Interior em blitze de combate à fumaça negra

11 de março de 2013 - 17:49

No período de 5 a 8 deste mês, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), promoveu blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Ocara, Baturité, Quixadá e Aracati, respectivamente. Durante os quatro dias foram vistoriados 474 veículos. Desse total, apenas oito estavam emitindo fumaça acima do permitido e acabaram sendo autuados e multados em R$ 1.328.

 

O objetivo da Semace ao realizar ações desse tipo é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelo escapamento dos automóveis movidos a diesel. Para medir a intensidade de fumaça expelida, a autarquia utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco tonalidades colorimétricas, que variam do cinza claro ao preto total.

 

Durante a vistoria, o técnico da Semace faz uma comparação da cor do material emitido pelo carro com uma das constantes na escala. Se a fumaça estiver na mesma tonalidade dos dois primeiros índices, o veículo está dentro dos padrões. Contudo, se no teste for constatado que a fumaça se enquadra nos três seguintes, é aplicada uma multa, que pode ser reduzida em 50% caso o responsável apresente o automóvel à Semace para uma nova vistoria dentro de 15 dias, a contar da autuação, e o resultado mostre que houve adequação aos padrões.

 

Apoio

 

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi parceira da Semace durante os quatro dias de atividades, auxiliando na organização do trânsito.

 

11.03.2013

Assessoria de Comunicação da Semace

Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter: @Semace
Faebook: semace.gov