Projeto “Territórios Digitais” capacita agentes comunitários e parceiros

14 de março de 2013 - 18:13

A partir desta sexta-feira (15) até 19 de março, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza a IV Oficina de Harmonização em Gestão Compartilhada para Implantação e Acompanhamento das Casas Digitais do Ceará. O evento vai reunir cerca de 60 participantes, agentes comunitários e parceiros do projeto, na Comunidade Morrinhos, do município de Mucambo. “Estamos reconstruindo a metodologia do Projeto para iniciar as capacitações das novas comunidades a serem implantadas neste ano, vamos oferecer uma formação na metodologia da gestão compartilhada aos participantes e promover um troca de experiências com agentes da Casa Digital de Morrinhos e representantes de outras comunidades presentes”, informou a coordenadora do Projeto no Ceará, Sandra Bandeira.

 

Em 2012, o Projeto Casa Digital do Campo foi contemplado com o Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica, que em 2012 implantou 66 casas digitais no interior do Ceará, levando a cidadania para as comunidades rurais através do acesso à internet.

 

Projeto

 

O Projeto Territórios Digitais é uma ação do MDA, em parceria com o Ministério das Comunicações e a SDA que iniciou em 2008. O projeto busca a inclusão digital dos agricultores familiares, através da implantação de Casas Digitais.

 

O local é um espaço público, gratuito e de gestão comunitária que tem a inclusão digital como ferramenta na busca do desenvolvimento para superar as dificuldades de permanecer no meio rural. O Ceará conta com 100 Casas Digitais implantadas, 4.000 agentes comunitários capacitados e foram distribuídos 1.058 computadores nas comunidades rurais.

 

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o projeto é importante por promove a inclusão digital dos agricultores familiares, mas com diferencial inovador, onde se discute e é feita a partilha do conhecimento.

 

14.03.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA