Funceme registra chuvas em 116 municípios cearenses

20 de Março de 2013

De imediato, a notícia é boa: já é o segundo dia seguido com chuvas em mais de 100 municípios cearenses. Entretanto, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), é preciso cautela, pois a previsão climática permanece apontando uma quadra chuvosa abaixo da média até maio. Isso porque as precipitações registradas nos dias 19 e 20 de março são resultado da atuação de um vórtice ciclônico, sistema meteorológico diferente do principal causador de chuvas no Estado, que é a Zona de Convergência Intertropical.

 

O Vórtice, que tem atuação mais curta, se aproximou do Ceará e está se distanciando. Assim, a previsão é de que haja uma diminuição da intensidade das chuvas até o fim da semana. Já a Zona de Convergência permanece sobre a parte norte do Oceano Atlântico, afastada do Nordeste brasileiro, reforçando a previsão divulgada pela Funceme em janeiro, apontando maior probabilidade de chuvas abaixo da média entre fevereiro e maio.

 

Boletim

 

Segundo o boletim diário de chuvas da Funceme, entre 7 horas da manhã de terça-feira (19) e 7 horas desta quarta-feira (20), foram registradas precipitações em 116 municípios cearenses, sendo o maior registro em Mauriti (com 110 milímetros), seguido de Aurora (80mm) e Massapê (70,2mm). Na Capital, choveu 14,7 milímetros.

 

20.03.2013

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro (comunicacao@funceme.br / 85 3101.1099)