Semace multa 14 carros por excesso de fumaça na Capital

26 de março de 2013

As avenidas João Arruda, Godofredo Maciel e Bezerra de Menezes foram os locais escolhidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a realização de blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza. As ações, que ocorreram de quarta-feira (20) a sexta-feira (22), resultaram na autuação de 14 veículos por estarem emitindo fumaça acima do permitido. Ao todo, 402 automóveis movidos a diesel foram vistoriados no decorrer dos três dias.

 

A medição do índice de poluição emitida pelos veículos é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total. No ato do teste, o técnico da Semace faz a comparação com a cor do material expelido pelo automóvel com um dos índices presentes na escala. Caso se enquadre nos dois primeiros, o carro está adequado. Porém, se equiparar aos três níveis seguintes, é multado por estar fora dos limites impostos pela legislação.

 

De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra, Francisco de Oliveira, a emissão excessiva de fumaça por parte dos veículos movidos a diesel é decorrência da falta de manutenção. Segundo Oliveira, é importante que o responsável fique atento a evitar rodar com filtro de ar sujo, bomba de combustível desregulada, bico de injeção alterado, entre outros cuidados.

 

Apoio

A Semace contou com a ajuda da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) na organização do trânsito durante os três dias de fiscalização.

 

26.03.2013

 

Assessoria de Comunicação da Semace
Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br/ 85-3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov