274 veículos vistoriados em blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza e RMF

1 de abril de 2013 - 14:01

Novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), mobilizaram Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) nos dias 26 e 27 de março. Na ocasião, 274 veículos movidos a diesel foram vistoriados e 10 multados por terem apresentado índices de fumaça preta acima de 60%, conforme a legislação ambiental vigente.

 

Dessa vez, as fiscalizações realizadas pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace ocorreram na Avenida Vicente de Castro (Mucuripe) e na Rodovia BR 222, km 10 (Caucaia), respectivamente. Os veículos autuados receberam multa de R$ R$ 5.315 por apresentarem índices de poluentes superiores a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann. A Escala é constituída por cinco cores que variam do cinza claro ao preto total. Durante as blitze, o técnico faz uma comparação da cor da fumaça expelida pelo carro com as da escala, identificando, assim, o grau de poluição.

 

As multas foram aplicadas com base na Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da autarquia. Os proprietários que apresentarem seus veículos à autarquia no prazo de 15 dias, a contar da autuação, devidamente regulados para uma segunda medição do índice de fumaça, terão suas multas reduzidas em 50%.

 

As blitze contaram com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

01.04.2013

 

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br/85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov