Cid Gomes inaugura 14º CEO Regional em Cascavel

1 de abril de 2013 - 19:18

Mais de 292 mil habitantes de sete municípios localizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Litoral Leste contam a partir desta segunda-feira (1º) com assistência em saúde bucal em sua própria região. Localizado em Cascavel, o Centro de Especialidades Odontológicas Regional (CEO) foi inaugurado pelo Governador Cid Gomes nesta segunda-feira (1º) beneficiando a população do município, além das cidades de Beberibe, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus, Pindoretama. Esse é o 14º entregue pelo Governo Estadual, que em parceria com os municípios, através de consórcios, está interiorizando as ações de saúde pública no Ceará. “Há um esforço do Estado em oferecer ao povo, especialmente os que mais precisam, o melhor em atendimento. Isso nos dá a consciência da obrigação de que o poder público tem que fazer o melhor”, destacou Cid Gomes.

 

Com o novo CEO, os habitantes desses sete municípios terão a garantia de atendimento e realização de serviços de prótese dentária, periodontia, ortodontia, endodontia e diagnóstico do câncer de boca, e exames como raio x e a panorâmica digital. Segundo o Governador, o Centro funcionará em parceria com a Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), equipamentos responsáveis pelo atendimento inicial. A partir da necessidade do paciente consultado na UBSF, ele é encaminhando para atendimento no CEO. “O CEO funcionará através de consórcio firmado com os municípios. O Estado foi responsável pelo construção e aquisição dos equipamentos para o Centro, e por 40% do custeio. E o consórcio é responsável por 60% do custeio”, explicou Cid Gomes.

 

ceoin1No CEO Regional de Cascavel foram investidos R$ 3 milhões do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O montante também foi investido na aquisição dos modernos equipamentos. Segundo o secretário Arruda Bastos, o Governador vai inaugurar nesta quinta-feira (04) o 15º em CEO de Canindé. “Em seguida o Governo entrega os Centro Odontológicos de Icó, Maracanaú e Quixeramobim que estão com as obras concluídas e sendo equipados para inaugurações”, anunciou Arruda Bastos.

 

Atendimentos

Segundo os dados da Secretaria da Saúde (Sesa) existem CEOs regionais, que foram construídos pelo Governo do Estado, funcionando em Ubajara, Baturité, Brejo Santo, Itapipoca, Russas, Acaraú, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Camocim, Caucaia, Crateús e Limoeiro do Norte. Os resultados da nova rede de CEOs na saúde da população podem ser mostrados em números. De janeiro a dezembro de 2012 foram realizados 303.068 atendimentos nesses 13 CEOs. Desse total, quase 10 mil instalações de próteses. Exatas 9.875 pessoas receberam próteses novas e de qualidade.

 

Prestigiaram a solenidade os deputados Sérgio Aguiar; José Guimarães; Dedé Teixeira e Lula Morais; a prefeita de Cascavel, Ivonete Queiroz; prefeitos e autoridades da Região. 

ceoin2ceoin3

 

01.04.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)