Governo e Faculdade Católica lançam curso superior para internas

3 de abril de 2013 - 18:32

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), em parceria com com a Faculdade Católica de Fortaleza , recebe dentro do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz, o segundo curso superior ofertado dentro da prisão para presos do regime fechado. A parceria tem por finalidade específica promover o desenvolvimento pessoal, social e cultural de mulheres em condição de privação de liberdade, capacitando-as na área da pesquisa, visando a produção científica qualificada. A solenidade do início do ano letivo acontece nesta quinta-feira (04) às 10 horas.

 

Dezessete internas realizaram vestibular no último sábado, dia 23 de março, quando concorreram para as 15 vagas ofertadas gratuitamente pela Faculdade Católica. O curso terá duração de 3 anos e meio e as aulas acontecerão três vezes na semana das 16 horas às 19 horas e segue até junho de 2017. “Acreditamos que a educação pode transformar a vida destas mulheres e, por isso, a   proposta da faculdade vem em um excelente momento para o Governo, porque estamos investindo nos programas de ressocialização como motores da transformação de pessoas”, avalia a Secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo. 

 

De 2006 a 2010 um curso superior em Teologia foi ofertado no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2, em parceria com a mesma instituição educacional. Presos como o nigeriano Cornelius Ezeokeke, que hoje ministra oficinas dentro do sistema, puderam obter a titulação. Outros quatro conseguiram concluir os estudos e não retornaram para o crime.

 

A coordenadora do projeto, professora Márcia Bastos defende a promoção pessoal e social das mulheres apenadas. “Nossa expectativa é que o curso ajude as estudantes a ressignificar suas histórias de vida e provoque uma real mudança no comportamento e consequente reintegração social”, falou. 

 

A Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) 15 internas aprovadas para o  Bacharelado em Filosofia, sendo as internas: Ana Keylla Dias Lima, Ana Paula Nascimento da Silva, Clara Jaguaribe, Cristina Bezerra Alencar, Débora Lopes Martins, Eloisa Veras Santiago, Heloísa da Guia Xavier, Lara França da Rocha, Luiziane Lopes Cavalcante, Sydia Marques da Silva, Mafalda Correia Pires Viana, Maria Cristiane Silva de Lima, Nayara da Silva, Verline Ferreira Santos e Wyltamara Jerônimo Coelho.

 

03.04.2013

Assessoria de Comunicação  da Sejus

Bianca Felippsen / Felipe Gonçalves (ascom.sejus@gmail.com / 85 8878.8464 – 9688.8008)

Twitter:@sejus_ce

Facebook: sejusceara