Centro de Diabetes funciona neste sábado (06) para atender crianças acima do peso

5 de abril de 2013 - 13:46

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, que funciona normalmente de segunda a sexta-feira, na Rua Silva Paulet, 2406, vai abrir as portas neste sábado (06) para atender exclusivamente crianças e adolescentes acima do peso. O atendimento, que será das 8 horas às 13 horas, faz parte do evento de promoção da saúde que o Ministério da Saúde está realizando com a Secretaria da Saúde do Estado para marcar o Dia Mundial da Saúde – 7 de abril, com o tema “Prevenindo a hipertensão: viver com saúde é uma grande vitória”. O evento ocorre em mais 11 Estados. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 34,8% das crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% apresentam excesso de peso. Os dados têm como base o ano de 2010.

 

O atendimento no CIDH será feito por uma equipe de médicos, enfermeiros e nutricionistas. Com a ajuda de mesas cheias de frutas e sucos, os profissionais querem atrair a atenção para a importância da alimentação saudável dos “fofinhos”, como são chamados no Centro as crianças e adolescentes que estão com excesso de peso, comprometendo a saúde e a qualidade de vida. Todos receberão kits de lanches saudáveis, incluindo bananas, laranjas, tangerinas, maçãs. Para melhor compreensão do bem que a alimentação saudável promove, nada melhor do que comparar com produtos que não têm valores nutritivos. Por isso, haverá também mesas com alimentos pobres em vitaminas, proteínas, carboidratos e sais  minerais. Na maioria, industrializados ricos em sal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda consumo diário de 5 gramas e alerta que, em média, as pessoas consomem 12 gramas por dia. O consumo exagerado do sal provoca hipertensão. A hipertensão está entre os principais fatores de risco para a doença que mais mata no Ceará e no Brasil, o AVC.        

 

Caminhada domingo

 

A alimentação saudável e a redução do consumo de sal nos alimentos são  importantes ações de promoção da saúde e de prevenção à hipertensão, mas há outras igualmente necessárias para manter a saúde, como a prática de atividades físicas que deve ser regular. Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, a Sociedade Cearense de Cardiologia realizará no domingo, 7 de abril, uma caminhada. Sairá às 7h30min da Praça da Imprensa, passando pelas avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, com o final no Anfiteatro do Cocó, onde acontecerá uma manhã inteira, das 7 às 12 horas, de promoção da saúde, com orientações e distribuição de alimentação saudável, informações sobre o valor da água no bem estar, serviços de massoterapia e verificação de pressão arterial, e ainda dança.

 

05.04.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221 – 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara