Fenômeno causa chuvas irregulares em várias regiões do Estado

8 de abril de 2013 - 19:29

O dia amanhece nublado. Chove no fim da manhã e à tarde céu claro e calor. Essa variabilidade no tempo é resultado da atuação de um sistema meteorológico secundário chamado de Cavado de Altos Níveis, que, desde a semana passada causa instabilidade na atmosfera em áreas do Oceano Atlântico e do Nordeste do Brasil, favorecendo a formação de nuvens de chuva.

 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) além dessa variabilidade, também é observada a irregularidade das precipitações. “Até às 7 horas  da manhã desta segunda-feira (08), tivemos registro de chuvas significativas no Cariri e ocorrências menos intensas no Litoral de Fortaleza, Região Jaguaribana e Inhamuns”, informa a meteorologista Deysiane Quaresma. Os maiores registros foram em Mauriti (82mm), Missão Velha (66mm), Porteiras (60mm), todos no Cariri.

 

Segundo a meteorologista, esse tipo de sistema se desloca com facilidade, causando chuva em regiões distintas. “A previsão para o fim do dia e para terça-feira é que o Cavado persista posicionado sobre o Ceará, ou seja, há possibilidade de chuvas em todas as regiões”, explica Deysiane.

 

Chuva na Capital

 

A Funceme possui quatro pluviômetros em Fortaleza e utiliza dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) instalada no Bairro Castelão. Nessa estação, choveu 4,2 milímetros entre 08 horas às 12 horas. As informações dos outros pluviômetros somente é disponibilizada às 7h de cada dia e os dados podem ser acessados pelo site da Funceme.

 

08.04.2013

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro Neto (comunicacao@funceme.br / 85 8814.4194)