Governo oferece aperfeiçoamento a gestores e servidores dos municípios

8 de abril de 2013 - 15:03

O Instituto de Desenvolvimento das Cidades (Ideci), órgão vinculado à Secretaria das Cidades, assina nesta terça-feira (9), às 09 horas, o Termo de Cooperação Técnica para consolidar o Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (Prodeg-M). A parceria será firmada entre o Instituto e a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Assembleia Legislativa (AL), por meio da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). A solenidade acontece no auditório da Seplag.

 

O objetivo da cooperação é consolidar ações de desenvolvimento institucional mútuo dos municípios do Estado, por intermédio do Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (Prodeg-M). A iniciativa alcançará os gestores e servidores dos 184 municípios do Estado. “Nós estamos buscando aperfeiçoar os serviços prestados a população do Interior, e isso passa pelo desenvolvimento dos gestores públicos” destaca a presidente do Ideci, Jocélia Castro. Ela acrescenta que o Instituto tem trabalhado com foco no fortalecimento e na capacidade institucional dos municípios.

 

O evento contará com a presença dos secretários Eduardo Diogo, da Seplag, Camilo Santana, das Cidades, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco Aguiar, da diretora da EGP, Lena Neiva, da presidente do Ideci, Jocélia Castro, da presidente da Universidade do Parlamento Cearense – Unipace, Patrícia Saboya, e da coordenadora do Núcleo Gespública Ceará, Silvia Kataoka.

 

Prodeg-M

 

O Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (Prodeg-M) é uma proposta de melhoria da gestão municipal, que tem como objetivo o aperfeiçoamento de gestores e servidores dos 184 municípios do Ceará em dois focos: capacitação dos gestores e técnicos; e técnicas avançadas de gestão. O programa terá a duração de 20 meses.

 

Ações a serem desenvolvidas pelo Programa:

– Realização de seminário regional de sensibilização e levantamento das necessidades, com o lançamento do Prodeg-M;

– Definição dos cursos que farão parte da programação anual, bem como os cursos e turmas que serão disponibilizados para cada região;

– Execução do Programa de Formação em Gestão Pública, por meio de cursos, oficinas, palestras, seminários e outros;

– Disponibilização de capacitação e técnicas avançadas de gestão para gestores e servidores, com repasse de metodologia, à implementação, ao monitoramento e à avaliação.

 

Serviço:

Assinatura de Termo de Cooperação Técnica

Data: 9 de abril

Horário: 9h

Local: Secretaria do Planejamento e Gestão – Gabinete do Secretário

Informações: (85) 3101.3814

 

08.04.2013

Assessoria de Imprensa do Ideci com informações da Assessoria de Imprensa da Seplag

Lia Pinheiro (lia.pinheiro@ideci.ce.gov.br / 85 3101.1189)