1.131 presos são transferidos das delegacias para Casas de Custódia e presídios

16 de abril de 2013 - 18:32

Nesta terça-feira (16), uma grande operação fará o recebimento do restante dos presos alocados nas delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ao todo, serão mais 398 presos a adentrar o sistema penitenciário, informados pela Superintendência da Polícia Civil como os nomes remanescentes do efetivo das delegacias que podem adentrar ao sistema. Com o término da operação, a Secretaria da Justiça (Sejus) terá recebido, em prazo de 21 dias, 1.131 pessoas privadas de liberdade nas unidades localizadas na grande Fortaleza.

 

A operação é coordenada pela Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) e Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e tem apoio operacional do Grupo Tático de Operações Especiais (GATE), Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), 34 agentes penitenciários e equipe multidisciplinar da Casa de Privação Provisória de Liberdade IV (CPPL IV), inaugurada no último dia 20 de março de 2013, em Itaitinga.

 

Desde o dia 26 de março de 2013, a Sejus tem trabalhado, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o esvaziamento do efetivo de presos das delegacias da RMF, tendo recebido até esta segunda (dia 15 de abril) o total de 733 presos.

 

Todos os presos estão sendo separados pela Comissão de Avaliação, Transferência e Gestão de Vagas (CATVA), conforme o perfil, que leva em conta grau de periculosidade, envolvimento com quadrilhas, regime (em caso de condenados) ou provisórios, e a avaliação mental. Esta separação dos presos feita na entrada permite que a administração penitenciária estadual, coordenada pela Cosipe, cumpra o que determina a Lei de Execução Penal com a individualização da pena, padronizando os perfis de cada unidade, permitindo organizar de forma adequada o sistema de segurança, a área socioeducativa e os trabalhos de inserção social. Até o fim de maio, as unidades da RMF estarão com perfis mais homogêneos, feito importante para o sistema penitenciário cearense.

 

Presos recebidos de 26 de março a 15 de abril:

 

Transferências realizadas pela COSIPE

DECAP

 

CPPL 1

36

 

CPPL 2

0

 

CPPL 3

96

 

CPPL 4

574

 

CPPL CAUCAIA

26

 

Penitenciária de Pacatuba

0

 

HSPOL

1

 

IPPOO 2

0

 

TOTAL

733

 

 

Presos a serem recebidos dia 16 de abril:

Transferências

DECAP

 

CPPL IV

335

 

CPPL III

63

 

TOTAL

398

 

 

16.04.2013

Assessoria de Comunicação da Sejus

Bianca Felippsen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

Twitter:@sejus_ce

Facebook: sejusceara