Rodovias Estaduais: Novo trecho é inaugurado na Serra da Ibiapaba

16 de abril de 2013 - 15:01

“Graça era um município fim de linha. Até o final do meu governo, todos os municípios nessa situação deixarão de ser”, afirmou o governador Cid Gomes nesta segunda-feira (15),  durante a solenidade de inauguração da CE- 321, que liga Graça a São Benedito. Com mais essa pavimentação, que recebeu um investimento de R$ 16.157.489,66, a Serra da Ibiapaba, onde se localizam os municípios beneficiados, completa cerca de 260 km asfaltados nos últimos seis anos, segundo o secretário da Infraestrutura Adail Fontenele.

 

A prefeita do município de Graça, Iraldice, agradeceu ao Governo do Estado pelo empenho na construção da estrada já conhecida como Ladeira da Lapa. “Era um caminho de terra que dificultava a vida de quem transitava entre os municípios. Hoje, no dia do aniversário de emancipação de Graça, só podemos celebrar a realização de um sonho”, comemorou. O novo trecho contribuirá para o transporte de mercadorias entre as regiões, inclusive com o vizinho Estado do Piauí, uma vez que permitirá o tráfego de caminhões pesados. A obra, iniciada em 2010, foi de difícil execução uma vez que se localiza em área de altitude havendo a necessidade de corte da serra. A prefeita citou ainda mais benefícios que o Governo do Estado está trazendo à região, como a duplicação do trecho de Tianguá a São Benedito e o Aeroporto Regional de São Benedito, por onde passa o novo acesso. “Vou à Brasília esses dias me reunir com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para assuntos relacionados ao aeroporto”, afirmou Cid.

 

Toda a região também será beneficiada além da pavimentação de estradas. Os municípios de Graça, Pacujá e Mucambo se juntaram em consórcio para a construção de uma Escola Estadual de Educação Profissional, já em obras no município de Pacujá. Segundo o Governador, “as cidades com menos de 25 mil habitantes precisam fazer consórcio com outras cidades afim de ter uma EEEP instalada. Nas demais, o Governo do Estado garante a implantação”. Já foi inaugurada também uma delegacia no mesmo município, onde antes a população tinha que se deslocar até Sobral para uma ocorrência.

 

Na saúde, além de CEOs e policlínicas, o Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, também atenderá à população da região. O hospital, que é o maior do interior do Nordeste, entra em funcionamento de urgência e emergência a partir de 20 de maio. Está ainda entre os benefícios da região da Ibiapaba a construção do açude Lontras, que vai levar água a cerca de 17 mil pessoas e terá investimento de R$ 371 milhões. O termo de compromisso da construção da barragem foi assinado no último dia 2, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff ao Ceará.

 

Estiveram presentes na ocasião o superintendente do DER Sérgio Azevedo; o deputado federal Antônio Balhmann; o presidente da Assembleia Legislativa Zezinho Albuquerque; os deputados estaduais Rogério Aguiar e Sérgio Aguiar; e demais prefeitos e autoridades da região.

 

15.04.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)