Agência Nacional das Águas conhece Centro de Reuso da Cagece

17 de abril de 2013 - 13:23

Representantes da Agência Nacional das Águas (ANA) estarão nesta quarta-feira (17), às 14 horas, na Companhia de Àgua e Esgoto do Ceará (Cagece), no local eles assistem uma apresentação sobre o Centro de Pesquisa em Reuso de Águas Residuárias de Aquiraz. Já na quinta-feira (18), às 09 horas, eles se deslocam para o município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde conhecem as instalações do Centro. A Cagece quer mostrar como funciona a iniciativa e quais os projetos previstos para serem desenvolvidos no futuro, com o objetivo de pleitear o financiamento do projeto com recursos da ANA.

 

O Centro de Pesquisa em Reuso da Cagece em Aquiraz foi criado em 2005. O espaço foi utilizado para realização de pesquisa na área de reúso que se utilizam do efluente tratado da Estação de Tratamento de Esgoto de Aquiraz. Desde a criação, já foram desenvolvidas, no local, pesquisas, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre fertirrigação e piscicultura.

 

A área do Centro já abrigou plantios de mamão, mamona, melancia e feijão. Sendo estudados os métodos de gotejamento, micro-aspersão e sulcos. Também foram experimentados plantações de capim Tanzânia, girassol e elicônia, irrigados por gotejamento e micro-aspersão. Com relação à piscicultura, há tanques viveiros que ajudaram a avaliar a produtividade e os aspectos sanitários na criação da espécie Tilápia Tailandeza.

 

Serviço:

 

Apresentação do Projeto
Local: Sede da Cagece (Avenida Lauro Vieira Chaves, 1030).
Data: 17. 04 (quarta-feira)
Horário: 14 horas

 

Visita ao Centro de Pesquisa em Reúso de Águas Residuárias
Local: Estação de Tratamento de Esgoto de Aquiraz
Data: 18 (quinta-feira)
Horário: 09 horas

 

17.04.2013

Assessoria de Imprensa da Cagece

Janaína Taillade (comunicacaocagece@gmail.com | 85 3101.1828 – 3101.1826)