Semace realiza curso de combate à poluição sonora para agentes ambientais em Sobral

18 de abril de 2013 - 15:06

No intuito de promover o combate à poluição sonora no município de Sobral, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Regional de Sobral (Disob), realiza nesta sexta-feira (19), um curso sobre a utilização do decibelímetro (aparelho que mede som), para policiais militares, ambientais e representantes de instituições de meio ambiente daquela região. Na ocasião, o engenheiro químico da Semace, Alexandre Pinto conduzirá a capacitação, que acontecerá no auditório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops-CE).

 

O curso, solicitado pelo Comando da Polícia Militar e Ambiental da região, terá carga horária de 10horas/aula, tendo os turnos da manhã (08 horas às 13h30m) e tarde (14 horas às 16 horas) com conteúdos teórico e prático. Durante a capacitação os policiais e demais participantes vão aprender todas as características dos esquipamentos de medição sonora, bem como a utilização deles, as legislações específicas e como fazer relatórios e pareceres técnicos.

 

De acordo com o diretor da Disob, Ulisses Costa, o treinamento foi motivado tanto pela necessidade de coibir a poluição sonora no município e distritos da região, como pela exigência de se manusear o decibelímetro, equipamento específico nas fiscalizações.

 

A ação também contará com as presenças de agentes da Secretaria do Urbanismo (Seurb) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Sobral.

 

Programação do curso sobre utilização de decibelímetro

 

1. Definição de som e ruído.
2. Legislação sobre poluição sonora.
3. Aparelhos de medição.
4. Técnicas de medição.
5. Problemas causados pela poluição sonora.
6. Técnicas de minimização dos ruídos emitidos.
7. Casos de poluição sonora.
8. Prática de campo: como utilizar o medidor de precisão sonora (decibelímetro).

 

Serviço:

 

Evento – “Curso de combate à poluição sonora para agentes ambientais em Sobral”
Data: 19 de abril (sexta-feira)
Local: Auditório da CIOPS – End. Rua Dr. Guarani, nº590/Derby Clube
Horário: manhã (8h às 13h30) e tarde (14h às 16h)

 

18.04.2013

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter: @Semace

Facebook: semace.gov