Umidade elevada faz chover em 86 municípios cearenses nesta quinta-feira (18)

18 de abril de 2013 - 17:35

A chuva voltou e deu um alívio instantâneo no calor que atingia o Ceará desde o início da semana. Nesta quinta-feira (18), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 86 municípios do Estado, sendo os maiores índices em Missão Velha (49,4 milímetros), Santana do Cariri (40mm) e Barreira (39mm). Em Fortaleza, choveu 10,8 milímetros.

 

O motivo das precipitações, segundo a Funceme, é a elevada umidade relativa do ar e a influência de uma influência da Zona de Convergência de Umidade sobre o Nordeste do Brasil. Essa combinação de fatores ainda deve provocar chuvas amanhã. A previsão é de céu entre nublado e parcialmente nublado, com chuvas em todas as regiões cearenses.

 

Previsão climática

 

Estiveram reunidos hoje, em Maceió, Alagoas, técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Funceme e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste para fazer a previsão climática da região para os meses de maio, junho e julho. Os especialistas não consideraram significativas as mudanças das condições atmosféricas e oceânicas e apontaram a permanência de uma maior probabilidade de chuvas abaixo da média para o período.

 

18.04.2013

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro Neto (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.1099)