Dependência química e prevenção é tema de seminário

19 de abril de 2013 - 11:36

O seminário “Dependência Química – Prevenção com Amor Exigente” começa nesta sexta-feira (19), às 18h30min, e segue até sábado (20) , na Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL). O Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, participa do evento com a palestra da assessora estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Socorro França. O público-alvo do evento, realizado pelo grupo Amor Exigente, são pais, familiares, comunidades terapêuticas, grupos de apoio, profissionais da Saúde e da Educação.

 

O Amor Exigente(AE), que há 27 anos atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, é um programa de proteção social cujo objetivo é prevenir problemas e ajudar a quem está vivenciando barreiras com  a dependência química, sejam os dependentes ou seus familiares. O programa de auto e mútua ajuda leva a pessoa a agir ao invés de só falar. Por meio dos 12 princípios básicos e 12 princípios éticos, da espiritualidade pluralista e da responsabilidade social, o AE desencoraja a violência e a agressividade e encoraja a cooperação comunitária e familiar. De acordo com a assessora Socorro França, o evento além de pautar a dependência química toca em algo extremamente  importante que é a motivação e a sensibilização do co dependente que é a família.

 

O evento conta com a participação dos seguintes palestrantes: Mara Silva C. Menezes, Presidente do Conselho Deliberativo da FEAE, Fundadora do Amor Exigente e autora da literatura do AE; Liane Castrillon, Membro do Conselho Deliberativo da FEAE, coordenadora do Grupo Caco Campinas; DR. Ronaldo Laranjeira, Psiquiatra pela Universidade de Londres, Professor Titular da Psiquiatria da UNIFESP e especialista em dependência química; Dr(a) Gerly Brito, voluntária da AE, com doutorado em farmacologia pela UFC e Professora Titular da Faculdade de Medicina da UFC; Marta Lucena, voluntária do AE com especialização em educação de adultos e pós-graduação em aconselhamento em dependências químicas; Dr(a) Socorro França,  Assessora Especial de Políticas Públicas sobre drogas do Governo do Estado do Ceará e Padre Rino Bonvini, Psiquiatra, Especialista em Terapia Familiar, presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária  do Bom Jardim(MSMC) e professor de psiquiatria da UFC.

 

Atualmente, o AE  reúne 641 grupos no Brasil, 1 na Argentina e  14 no Uruguai, além de 15 grupos em fase experimental e 259 Subgrupos de Jovens na Sobriedade.

 

Serviço:

 

Local: CDL – Rua 25 de Março, No 882 – Centro

Data: 19 (sexta) – 18h30 às 21h
          20 (sábado) – 8h às 12h/ 14h às 18h30

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

 

Mais Informações: 85 99441134/8873.8986 (Amor Exigente)

 

18.04.2013

Assessoria de Imprensa das Coordenadorias

Camila Rios (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4939)