Diversidade de estilos marca a Série Oficial da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

24 de abril de 2013 - 11:48

Tango, rock, baião. Uma variedade de estilos musicais, arranjados para formação de orquestra, vai dar o tom do concerto da Série Oficial da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho de abril. A apresentação está agendada para quinta-feira (25) às 19h30, no Palco Principal do Theatro José de Alencar. A regência é do maestro Arthur Barbosa e a entrada é franca.

 

Na adaptação de canções populares para a música de concerto, entra em campo o trabalho do arranjador. Ele prepara uma composição para a execução por um grupo específico, seja de por meio de vozes ou instrumentos musicais. Na prática, ele reescreve a peça de forma diferente, de modo a deixá-la mais atraente para o público, podendo determinar variações em ritmo, harmonia e contraponto.

 

O arranjador reorganiza a estrutura da peça de acordo com os recursos disponíveis, tais como a instrumentação e a habilidade dos músicos. Neste concerto, estarão presentes as mentes criativas de Arthur Barbosa, que ainda mostra-se como compositor, Liduino Pitombeira, Tarcísio Lima, Paulo Leniuson e Alejandro Drago.

 

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.

 

AACC: 85 3252.3378
Roberto César Lima: 85 8828.6405

 

24.04.2013

 

Assessoria de Imprensa da Secult
Sonara Capaverde – 85 3101.6759
sonara.capaverde@secult.ce.gov.br