Exposição e medalha marcam o Dia Nacional da Caatinga nesta segunda-feira (29)

26 de abril de 2013 - 17:13

A Semana Estadual da Caatinga termina nesta segunda-feira (29), e deixa a praça Luiza Távora, na Aldeota, com o adorno da mata branca, das 09 horas as 13 horas. Estandes terão exposição de cactos e vendas, material cultural, oficinas de peças ornamentais com sementes nativas, demonstração sobre processamento da carnaúba, esculturas do talo e o traçado de palha.

 

Para fechar a programação iniciada na última segunda-feira (22), Federaçaõ das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), acontece às 15 horas, na Assembleia Legislativa (AL-CE), a sessão solene de entrega da medalha ambientalista Joaquim Feitosa, que este ano ímpar homenageia um cidadão que reconhecidamente tem ações em prol do meio ambiente. O agraciado é o professor Mauro Ferreira Lima, engenheiro florestal, que contribuiu com os órgãos ambientais na criação da Lei Florestal Estadual em 2004, que permitiu a criação da Coordenadoria Florestal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), hoje responsável pela implementação da Política Florestal Estadual. “Estes atributos, foram o diferencial para a sua escolha, cujo foco de seu trabalho inclui serviços aplicados de manejo sustentável da caatinga”, afirmou a assessora de projetos especiais do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Maria Tereza.

 

Também será entregue uma menção honrosa, deliberada por unanimidade pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, a Joaquim Jorge Moura, por sua dedicação e qualificação profissional em defesa da conservação da caatinga, do resgate cultural dos cearenses e do poder de mobilização em defesa das causas ambientais.

 

Saiba mais

 

O professor Mauro Ferreira Lima promove a difusão do conhecimento e estimula a aplicabilidade na introdução da elaboração de planos de manejo florestal, instrumento que tem permitido a exploração racional dos recursos florestais madeireiros. Possui ampla experiência de inventários florestais, difundindo estas práticas para profissionais de agronomia e engenheiros florestais, por um período de aproximadamente 20 anos de trabalho no âmbito estadual e regional

 

26.04.2013

Assessoria de Comunicação do Conpam

Elizabeth Rebouças (elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br / 85 3101.1235)