Programa Água para Todos: Inaugurada primeira cisterna de polietileno

30 de abril de 2013 - 17:19

O dia amanheceu nublado na Serra da Meruoca, no distrito de Palestina, na Região Norte do Estado. Andando por um chão de terra batida é a comunidade Saco dos Passarinhos, onde na casa da dona Maria José de Lima, foi instalada a primeira cisterna de polietileno do Programa Água Para Todos, parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério da Integração Nacional. “Esse é um grande passo para universalizar o abastecimento d’água no Estado, compromisso que quero garantir até o fim de 2014, levando água a quem precisa”, afirmou o governador Cid Gomes durante a solenidade. Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para o transporte e instalação de 14.228 cisternas desse tipo em todo o Estado, no valor de R$ 17,5 milhões.

 

Os municípios beneficiados com as cisternas são Acopiara, Quixelô, Araripe, Porteiras, Potengi, Tarrafas, Redenção, Pacoti, Horizonte, Capistrano, Itapiúna, Alcântaras, Graça e Meruoca. A instalação será concluída até o final deste ano. Segundo o Governador, essas cisternas são um diferencial no combate à seca, já que são feitas em grande escala. “Já estamos garantindo até o fim do ano a universalização da energia, da mesma forma vamos fazer com que cada casa no Ceará tenha um ponto de água”, confirmou. Para a Dona Maria José, agricultora que receber a primeira cisterna, a instalação já fez diferença. “A água nessa localidade é difícil, principalmente para consumo. Antes, precisa buscar água no sítio vizinho, agora não preciso mais”, comemorou.

 

Nesse ano de estiagem no Ceará, o Governo do Estado tem priorizado ações emergenciais, mas dando atenção especial ao abastecimento d’água. “Em cada local está sendo formado um Comitê do programa Água para Todos que escolhe quem vai receber as cisternas, tanto de polietileno, como de placa e de enxurradas. Dois terços dele é formado pela sociedade, deixando o processo o mais democrático possível”, completou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

 

O Governo do Estado está investindo ainda em sistemas de abastecimento d’água, em que 50 deles já foram licitados, e mais 90 foram autorizados no último mês, totalizando um investimento de R$ 53 milhões. O titular da SDA lembrou ainda que o Ceará já é um estado livre de febre aftosa, graças ao apoio do Governo. “Em breve iremos receber a portaria de Zona Livre da Aftosa”, garantiu, e continuou, “O Governo do Estado tem dado apoio integral à zona rural e principalmente a questões relacionadas à seca. Só temos que agradecer e continuar trabalhando para combater as dificuldades”.

 

Cisterna Dentro2   Cisterna Dentro

 

30.04.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)