X Expoinverno será aberta nesta quarta-feira (1º)

30 de abril de 2013 - 20:00

Será aberta nesta quarta feira (1º), às 17 horas, a décima edição da Expoinverno, no Parque de Exposições Governador César Cals. O evento é realizado em parceria entre o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Clube do Berro. A Expoinverno 2013 terá amostra e julgamento de ovinos, caprinos, bovinos e equinos. A cada ano o evento procura apresentar animais com qualidade genética e padrão racial, valorizando especialmente o rebanho cearense e representa uma oportunidade de integração entre os criadores, além de geração de negócios agropecuários. Haverá exposição nordestina de ovinos (Santa Inês) e caprino (anglo-nubiano), prova Norte-Nordeste de marcha, prova de passarinhos (curió e bigodeiro) e de cães. Além disso, os Fortalezenses poderão conhecer os trabalhos e a vida do homem do campo.

 

Para esta edição, está confirmada a participação de criadores vindos do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A X Expoinverno representa a oportunidade de integração entre os criadores das mais diversas espécies para garantir o melhoramento genético do rebanho. “Especificamente para o Ceará, a Expoinverno representa a oportunidade de um melhoramento genético para os animais da nossa bacia leiteira”, afirmou o presidente do Clube do Berro, José Amílcar Silveira.

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que a Expoinverno representa uma oportunidade de empreendedorismo para os criadores. “Além da geração de negócios agropecuários, esta edição da exposição, representa também a oportunidade de melhoramento genético para o rebanho e para a nossa produção de bovinos, ovinos e caprinos”, afirmou.

 

Programação

A programação conta ainda com a exposição de uma fazendinha e uma bodega, ambas, ao estilo antigo do interior cearense. Haverá também um engenho, que terá caldo de cana e rapadura, uma casa de farinha, com a comercialização de tapioca, goma, beiju e produtos similares, e exposição de artesanato.

 

Agenda

01/05 (quarta-feira) – Abertura, às 17 horas

02/05 (quinta-feira) – 8 horas às 12 horas – Julgamento de Zebuinos, 14h às 18h – Julgamento de Zebuínos Simental

03/05 (sexta-feira) – 8 horas às 18 horas – Julgamentos de Zebuínos e Jersey, Ovinos e Equinos e Prova de marcha (mangalarga marchador), 12 horas às 18 horas – Exposição de Cães, 19 horas – Prova de ranching short (quarto de milha).

04/05 (sábado) – 8 horas às 18 horas – Julgamento de equinos e prova de marcha (mangalarga marchador), 12 horas às 18 horas – Exposição de Cães, 15 horas – Prova de Tambor e Quarto de Milha, 18h – Festa dos tratadores e entrega das premiações

05/05 (domingo) – Encerramento

Local: Parque de Exposições Governador César Cals

Avenida Sangento Hermínio 1677 – Álvaro Wayne – Fortaleza.CE

 

30.04.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137

amanda.sobreira@sda.ce.gov.br

 

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA