Agentes da Segurança Pública participam de aula prática de escolta e batedor

10 de maio de 2013 - 18:33

Nesta segunda-feira (13), os agentes da Segurança Pública participam de aula prática do curso de Escolta e Batedor, realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O curso é um dos 13 que fazem parte do Programa de Capacitação em Segurança para Grandes Eventos, a serem realizados pela Aesp/CE, visando o desenvolvimento dos mais diversos profissionais de Segurança Pública para a atuação na Copa das Confederações e na Copa do Mundo FIFA 2014.

 

Na aula, os policiais porão em prática as atividades desenvolvidas pelo curso que capacita os agentes para atuarem na atividade de escolta de autoridades, delegações e torcedores até os locais dos jogos, como forma de evitar problemas de insegurança que possam causar transtornos aos eventos. Na primeira turma, iniciada no último dia 6, são 25 agentes da segurança pública a se formarem. Estão previstas ainda a capacitação de mais 75 agentes. O curso tem 80 horas/aulas.

 

O percurso a ser traçado só será repassado aos policiais no dia da aula, com saída marcada para 8 h no Batalhão de Choque, no Centro. Para participarem do curso, os profissionais que participam do curso tem habilitação de motorista na categoria A, experiência mínima em operações com motocicletas e Curso de Condutor de Veículos de Emergência.

 

Durante as aulas são ministradas disciplinas como Legislação e Trânsito Aplicada, Atendimento Pré-Hospitalar, Manutenção Básica de Motocicletas, Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta e Batedor e Técnicas de Abordagem com Motocicletas, além de realizarem Estágio Supervisionado.

 

CONVÊNIO

 

O curso de Escolta e Batedor foi viabilizado por meio de convênio com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. O convênio firmado entre Aesp/CE e a Sesge vai capacitar ao todo 1.350 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense em 57 turmas.

 

Entre os cursos previstos estão: Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Atendimento Pré-Hospitalar, Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014, Negociador Policial em Ocorrências de Crises, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes, Segurança e Apoio ao Turista, Policiamento Montado em Grandes Eventos, Uso Diferenciado da Força, Escolta e Batedores, Segurança de Dignitários para Operadores e Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos.

 

Serviço:
Aula prática do Curso de Escolta e Batedor para agentes
Dia: 13 de maio de 2013
Hora: 7h30min (saída das equipes acontecerá as 8h)
Local da saída: Batalhão de Choque, Rua Antonio Pompeu, 260 – Centro

 

10.05.2013

Assessoria de Comunicação da ASP/CE

Nádia Juvêncio (3101.6517 / 6518 / 6519 / 8774.6894)

Twitter: @sspdsce