Governo entrega primeira cisterna de polietileno instalada em Quixelô

10 de maio de 2013 - 13:14

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugura neste sábado (11), às 14 horas, a primeira cisterna de polietileno instalada em Quixelô, no Sertão Central. A instalação das cisterna faz parte do Programa Água Para Todos, parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério da Integração Nacional.

 

No Município, um Comitê do programa Água para Todos irá selecionar as localidades onde serão instaladas as 832 cisternas de polietileno que ainda serão entregues no Município. Cada cisterna tem 16 mil litros de água. Cada cisterna tem investimento no valor de R$ 5.700,00

 

Além da inauguração da cisterna, o Secretário Nelson Martins, irá entregar a três produtores de Quixelô, certificados de entrega de sementes e mudas do Programa Hora de Plantar. Em abril, foram entregues 15 mil raquetes de palma forrageira, 200 kg de feijão guandu, 50 m3 de maniva de mandioca e 3 mil mudas de caju anão precoce. “As ações irão fortalecer ainda mais a Agropecuária em Quixelô, que já tem um grande destaque no Ceará”, afirmou o coordenador da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária , Márcio Peixoto.

 

Para finalizar as entregas no Município, a Associação Comunitária Sítio Tapuio irá ser beneficiada com uma ensiladeira, no valor de R$ 11.100,00 (onze mil e cem reais)e uma mandalla neste sábado(6). Acoplada em um trator, a ensiladeira serve para cortar a forragem em tamanhos adequados o material a ser conservado em silos. Já o projeto mandalla pode beneficiar até 3 famílias. É um sistema metodológico de divulgação de cultivo agropecuário com base agroecológica, onde se cultivam plantas numa área de 2,5 mil metros quadrados em canteiros circulares formados ao redor de um reservatório de água. O agricultor pode plantar até 52 tipos de culturas, entre hortaliças, verduras, ervas medicinais, grãos e frutas, além de criar peixes, aves, ovinos, caprinos e bovinos.

 

10.05.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8137 – 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA