I Encontro de Enfermagem promovido pela ESP/CE começa nesta quinta-feira (16)

15 de maio de 2013 - 12:10

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), promove nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), às 08 horas, o I Encontro de Enfermagem da Dieps/ESP. O encontro, que tem como tema central “O contexto da formação técnica em Enfermagem, destacando a importância da qualificação dos profissionais técnicos em Enfermagem”, está inserido na programação comemorativa da Semana da Enfermagem.

 

O evento, que tem como objetivo geral valorizar a formação profissional técnica em Enfermagem na saúde, será desenvolvido através de uma programação diversificada, com palestras, rodas de conversas, exposições de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso. Foram convidados para participar do evento gestores municipais e estaduais da área da saúde.

 

As atividades do encontro, que acontecerão no auditório Ciro Gomes, nos períodos da manhã e tarde, reunirão alunos do Curso Técnico em Enfermagem promovido pela ESP/CE para atualizá-los acerca do contexto de sua formação. Durante a programação, será compartilhada experiências entre alunos, educadores e colaboradores da ESP/CE a partir da aprendizagem significativa. O evento pretende também dar visibilidade à formação profissional do técnico em Enfermagem, além de promover o reconhecimento social da profissão do técnico em Enfermagem.

 

Formação em Enfermagem

 

No Brasil, a Semana da Enfermagem é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio. Esta data foi instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale, inglesa, e Ana Néri,  brasileira, ambas enfermeiras que se destacaram por seus trabalhos, dedicação e cuidado às vítimas de combates militares.

 

A profissão tem sua origem milenar em uma época onde ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. A projeção futura revela que a formação profissional na área de Enfermagem será valiosa para atender a oferta do mercado de trabalho em razão de  fatores sócio epidemiológicos  do país, tais como: o envelhecimento da população brasileira, as mudanças tecnológicas dos serviços de saúde, o perfil de morbidade da população e a expansão da rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), desde a Atenção Básica ao atendimento de alta complexidade. Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais, em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

 

No período de 1993 a 2004, a  Escola de Saúde Pública do Ceará qualificou 9.961 auxiliares de Enfermagem e formou 1.620 técnicos em Enfermagem no período de 2002 a 2012. Atualmente, a ESP/CE desenvolve Cursos Técnicos em Enfermagem na modalidade presencial e semipresencial. As duas modalidades totalizam cerca de 300 profissionais em formação, distribuídos em 14 turmas em diferentes municípios do Estado.

 

Os auxiliares e técnicos em Enfermagem, que atuam nos mais diversos estabelecimentos de saúde e em outras áreas, são profissionais que se dedicam à profissão em nome de um serviço qualificado e humanizado. Para valorizar esses profissionais, foi instituído 20 de maio como  data em que se comemora o seu dia.

 

15.05.2013

Assessoria de Imprensa da ESP/CE

Marcos Saudade / Amanda Peixoto (ascom@esp.ce.gov.br / 85 3101.1412)

Twitter: twitter.com/espce