Novos postos avançados da Ematerce em Varjota e Moraújo

16 de maio de 2013 - 11:58

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugura nesta sexta-feira (17) mais dois postos avançados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) nos municípios de Moraújo (às 8 horas) e Varjota (às 11 horas). Os novos postos avançados permitirão aos agricultores dos dois municípios e das circunvizinhanças o acesso às políticas públicas de desenvolvimento agrário tanto do Governo do Estado como do Governo Federal. O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, considera que os novos escritórios garantem também o desenvolvimento para o trabalhador rural. “Os novos postos da Ematerce vão permitir aos agricultores colocar em prática tudo o que eles pensam para desenvolver as suas culturas e com o apoio do técnico que vai saber orientá-lo sobre a melhor maneira de conseguir uma renda para a família com a sua produção”, afirmou.

 

Os dois postos avançados foram inaugurados com recursos do pacto federativo, parceria entre a União, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Estado, através da SDA, e os municípios. As prefeituras disponibilizaram o espaço físico com suporte de linha telefônica, internet, pagamento de energia e água e contratação dos profissionais de serviços gerais e vigilantes.

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, destacou que SDA está finalizando o processo de contratação dos agentes rurais para trabalhar nos escritórios da Ematerce do interior do Ceará. “Vamos deixar a Ematerce em condições de atender todas as demandas que chegam da zona rural”. O secretário disse ainda que até o final de 2014 o Estado do Ceará vai universalizar a assistência técnica, com escritórios ou postos avançados da Ematerce em todos os municípios.

 

Cisternas de placas e quintais produtivos

 

Durante a inauguração do Posto da Ematerce em Varjota, o secretário Nelson Martins vai assinar ordem de serviço para a construção de 260 cisternas de placas e 80 quintais produtivos, sendo 59 cisternas de enxurrada e 21 barragens subterrâneas, que serão construídas através da parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Nas cisternas de placas, o investimento será de R$ 482,6 mil e as obras serão executadas pelo Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (Ceat), já nos quintais produtivos, o investimento será de R$ 983,3, e as obras serão executadas pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece).

 

Serviço:

 

8h – Inauguração do Posto Avançado da Ematerce de Moraújo
Local: Rua Prefeito Chico Tibúrcio, s/n – Centro – Moraújo/CE

 

11h – Inauguração do Posto Avançado da Ematerce de Varjota e assinatura de Ordem de Serviço para a construção de cisternas de placas e quintais produtivos
Local: Rua Artur Ramos, nº 400 – Centro – Varjota/CE

 

16.05.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA