Emergência do Hospital Regional Norte está em funcionamento

21 de maio de 2013 - 15:17

Os primeiros pacientes atendidos na emergência do Hospital Regional Norte, em Sobral, vieram de vários municípios da macrorregião, como Alcântara, Acaraú, Santana do Acaraú, Ipueiras e Sobral. A emergência, com 38 leitos e 15 consultórios, começou a funcionar na segunda-feira (20)  recebendo pacientes adultos. Para o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, que acompanhou as primeiras horas da abertura da emergência, “a população dos municípios da macrorregião começa a perceber a diferença que faz ter a garantia de assistência num hospital amplo e estrutura qualificada”.  Ele comenta que ¨entre os fatores de satisfação para a gestão da saúde pública é conferir de perto, ouvindo dos próprios pacientes atendidos na emergência, os nomes dos municípios onde moram, o que confirma o perfil regional do novo hospital¨. O HRN foi construído pelo Governo do Estado em Sobral para atender o total de 1,6 milhão habitantes dos 55 municípios da macrorregião Norte do Ceará.

 

A gravidade dos casos no primeiro dia da emergência ficou entre leve e muito grave, conforme a Classificação de Risco. Oito pacientes receberam a pulseira laranja, com atendimento, no máximo, em 10 minutos porque foram classificados como casos muito urgentes. Para a sala de observação foram encaminhados13 pacientes. Desse total, 5 se recuperaram e receberam alta. A Classificação de Risco é o mesmo modelo adotado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e no Hospital Regional do Cariri. Com a Classificação de Risco, o tempo para o paciente ser atendido é com base na gravidade do caso. O paciente, após passar pela triagem, recebe uma pulseira com a cor correspondente ao tempo de atendimento. A pulseira vermelha é colocada no braço do paciente em caso de emergência, que necessita de atendimento imediato, zero minuto. A pulseira amarela, com 10 minutos, é entregue em caso muito grave, de atendimento praticamente imediato. O paciente que precisa de atendimento rápido, mas pode aguardar, recebe a pulseira amarela. O paciente menos grave, depois de passar pela triagem, pode ser atendido de 120 a 240 minutos ou encaminhado para outros serviços de saúde já que o HRN tem o perfil de média e alta complexidade.

 

HRN Prioridade       

 

O HRN é o maior hospital do interior da região Nordeste, com 57.813,70 metros quadrados deAssessoria de Comunicação da Sesa área construída. Fica na Rua John Sanford, 1.500, no bairro Junco. Tem 382 leitos e capacidade para realizar até 1.300 internações por mês.  Em obras e equipamentos foram investidos R$ 229.082.947,73, recursos do Governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  O HRN é uma das principais obras do programa de expansão e melhoria da assistência à saúde da população que o governo do Estado desenvolve na capital e no interior. No programa estão outros três hospitais regionais. Entre eles o Hospital Regional do Cariri, que já funciona há dois anos em Juazeiro do Norte. Os outros dois são o Hospital e Maternidade do Sertão Central, em construção em Quixeramobim, e o Hospital Regional Metropolitano, com previsão de ficar pronto antes da Copa do Mundo 2014.

 

21.05.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221 – 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara