Hospital Geral de Fortaleza completa 44 anos de existência

21 de maio de 2013 - 18:44

O Hospital Geral de Fortaleza realiza nos próximos desta quarta-feira (22) a sexta-feira (24), a 44ª. Reunião Anual, com a discussão dos desafios para concretizar a sua missão:  “prestar assistência à saúde da população como hospital do Sistema Único de Saúde de referência em procedimentos de alta complexidade, ofertando serviços humanizados, seguros e de boa qualidade, contribuindo para a produção e transmissão de conhecimentos em sua área de atuação”.

 

A Reunião será aberta na quarta-feira (22), às 9 horas, pelo diretor geral Zózimo Medeiros, que acredita na gestão participativa, onde todos os funcionários, parceiros e a sociedade podem e devem dar a sua contribuição para que o HGF avance,  cada vez mais, na busca pela excelência em sua prestação de serviço de saúde pública. Em seguida, serão iniciados os debates com a Conferência Magna: Os Desafios para Concretizar a Missão dos Hospitais de Alta Complexidade, que será apresentada pelo dr. Silvio Paulo da Costa Araújo Rocha Furtado, professor do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC e ex-diretor do HGF.

 

Mais de 300 participantes entre servidores – médicos, enfermeiros, pesquisadores, estudantes, técnicos, e os parceiros da área de saúde no Ceará, estarão debruçados na busca de soluções para estes desafios. Além dos debates, os participantes conhecerão os novos projetos selecionados entre os 51 inscritos por estudiosos das mais diversas áreas de saúde, que estarão apresentando seus trabalhos com exposições áudio visuais no Hall e no mini-auditório do Hospital.

 

Durante o evento será apresentada a Carta de Serviços Assistenciais da instituição, e discutidos seus principais desafios no âmbito da gestão, das relações interdisciplinares, judicialização, demanda reprimida, implementação da missão de ensino e efetivação de pesquisas. Também serão apresentadas as Ações Integradas para Segurança do Paciente no HGF e formalizada a Sala de apoio à mulher trabalhadora que funcionará no Banco de leite Humano do Hospital.

 

Inaugurado em 23 de maio de 1969, o HGF chega aos 44 anos como o maior hospital da rede de saúde pública do Ceará, servindo à população do estado e, por sua referência e complexidade, também aos estados vizinhos, em diferentes áreas de saúde. Além do atendimento de emergência (aberta) nas áreas de cirurgia geral e vascular, clínica médica, obstetrícia e neurologia, possui 63 especialidades e sub-especialidades médicas e outros serviços de saúde – enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, farmácia, bioquímica, psicologia e serviço social.

 

Ao longo de sua história, o HGF tem alcançado grandes conquistas, destacando-se o recorde em transplantes de Rim, que ultrapassou a marca dos 1.500 e a Unidade de AVC, inaugurada há 3 anos, com estrutura moderna e equipe interdisciplinar de plantão 24 horas, fazendo um atendimento diferenciado ao paciente que chega na emergência com AVC, a principal causa de morte hoje em todo o Brasil. É a maior Unidade de AVC do país, com 20 leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por mês. Referência nas especialidades de Cirurgia Geral, Neurologia, Neurocirurgia, Reumatologia, Nefrologia, Transplante Renal, de Fígado e de Pâncreas, Gineco-obstetrícia, Traumato-ortopedia, Oftalmologia, entre outras., o HGF realiza, hoje,  mais de mil cirurgias por mês, 16 mil consultas e 100 mil exames laboratoriais.

 

“O HGF é hoje, seguramente, o maior serviço de saúde pública do Ceará, sendo referência no Norte e Nordeste em diversas especialidades. Além da ampla rede de especialidades clínicas e cirúrgicas, possui também uma rede de equipamentos e serviços sofisticados, de última geração. Nos últimos anos essa rede ganhou reforços importantes com a aquisição do Sistema Portátil de Hemodiálise (Genius), método de diálise mais avançado no mundo, que veio qualificar ainda mais o setor de Nefrologia que é referência no Norte e Nordeste no atendimento de emergência e ambulatorial.  A  inauguração da Unidade de AVC,  com estrutura moderna e equipe interdisciplinar de plantão 24 horas para fazer um atendimento diferenciado ao paciente que chega na emergência com AVC, a principal causa de morte hoje em todo o Brasil. A Unidade é a maior do país com vinte leitos e capacidade para atender 150 pacientes por mês.

 

“Há avanços ainda na área de ensino e pesquisa, com a criação do nosso Centro de Pesquisa cuja missão será formar, capacitar e apoiar pesquisadores de diversas áreas, além de  viabilizar o financiamento de pesquisas, publicação  de  resultados,  e  identificar as linhas de pesquisa de interesse do HGF e do SUS.  Na área de segurança do paciente instituímos o Comitê Interno Multidisciplinar para a Segurança do Paciente, que busca de despertar a consciência e o comprometimento de toda a equipe de profissionais para melhorar a segurança na assistência”, comemora o diretor Zózimo Medeiros

 

21.05.2013

Assessoria de Imprensa do HGF

Vólia Rocha (volia.rocha@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086)