Oficina forma o Colegiado Estadual de Humanização

21 de maio de 2013 - 12:22

A formação e implantação dos coletivos de humanização na atenção e gestão da saúde serão desencadeadas nesta quarta-feira, 22 de maio, com a realização da oficina Tecendo fios de encontros, vínculos, trocas e partilhas. Ao todo, 60 representantes das coordenadorias da Secretaria da Saúde do Estado e das unidades da rede estadual de saúde estarão reunidos para compor o Colegiado Estadual de Humanização e debater sobre a implantação dos Grupos de Trabalho de Humanização (GTHs) nos serviços de saúde do Estado. A oficina será realizada a partir das 8 horas, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar 2380, Meireles.

 

Durante a oficina, será instalado o Colegiado Estadual de Humanização. A portaria que instituiu este ano a Política Estadual de Humanização, assinada pelo secretário Arruda Bastos, define a composição e funções do Colegiado Estadual, das Câmaras Técnicas de Humanização nas CRES e GTHs nos serviços e ações de saúde. A PEH objetiva qualificar os processos de gestão e de atenção à saúde nas diferentes instâncias gestoras e de serviços e prevê a implementação dos princípios do SUS que destacam como diretrizes: compromisso com a clínica ampliada; fortalecimento da cogestão; promoção do acolhimento; valorização do trabalho e do trabalhador e o fortalecimento e implementação de coletivos e redes temáticas da PEH.

 

A Política Estadual de Humanização na Atenção e da Gestão em Saúde no SUS, coordenada pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente na Saúde (CGTES), foi instituída este ano e é baseada na Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003. A PNH busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

 

21.05.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara