Ônibus do Ciência Itinerante circulará levando conhecimento para todo o Estado

21 de maio de 2013 - 14:40

Já está pronto o ônibus do projeto Ciência Itinerante, que circulará levando conhecimento pelos municípios cearenses. O veículo é adaptado com um laboratório para estudos em Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, áreas de atuação do projeto.

 

O Ciência Itinerante é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto é uma das estratégias da Secitece para a popularização da Ciência e que alia o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela Ciência nos estudantes.

 

O investimento para a compra e adaptação do ônibus foi de R$ 500 mil. Além das apresentações já realizadas em escolas e locais abertos, o grupo de monitores do projeto se apresentarão dentro do veículo, aguçando o gosto pela investigação científica através da realização de experiências simples, mas que muito ensinam. Quase oito mil pessoas já assistiram a performance dos monitores do Ciência Itinerante, que começou suas atividades em 2011.

 

O público alvo do projeto é composto por estudantes e professores da rede de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, instituições de Ensino Técnico e Profissional e demais interessados. Para saber mais sobre o Ciência Itinerante ou agendar uma apresentação, basta ligar para a Secitece, no telefone (85) 3101-6426 ou enviar um e-mail para sabrina.saboia@sct.ce.gov.br.

 

Conteúdos Abordados pelo Ciência Itinerante

 

Onibus CI 3Física Geral: Estudo da mecânica dos sólidos, mecânica dos fluídos, termodinâmica, óptica geométrica, óptica física, oscilações e ondas, eletrostática, eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo, etc.

 

Química: Estudo de química geral, abrangendo as propriedades gerais da matéria, processos de separação das misturas, reações químicas, funções químicas, termoquímicas, eletroquímicas, química orgânica, etc.

 

Biologia: Estudo da biologia geral, abrangendo histologia e ciência humana, corpo humano, zoologia, botânica, citologia e genética, etc;

 

Tecnologia da Informação (TI): História da TI, hardware, software, funcionamento dos chips, conceito de programação, ligações em Rede; Internet; Realidade Virtual; jogos virtuais, robótica, cybercultura, etc.

 

21.05.2013

Assessoria de Comunicação da Secitece

Cynthia Pinheiro Cardoso (85 3101.6466 / 6469)

Twitter: @Secitece

Facebook: facebook.com/secitece