Coletiva apresenta números parciais da vacinação contra a febre aftosa

22 de maio de 2013

Nesta quinta-feira (23), às 09 horas, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI) realizam coletiva no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, sobre os números parciais da vacinação contra a febre aftosa no Ceará. A campanha prossegue até o dia 31 de maio e a meta é vacinar 93% do rebanho bovino e bubalino além de imunizar 80% das propriedades rurais.

 

O presidente da Adagri, Augusto Júnior, demostrou preocupação com os baixos índices de vacinação alcançados nestes primeiros 20 dias de campanha. “Nossos produtores estão deixando para a vacinação para última hora, e nós temos que informar que o prazo não será prorrogada”. Agusto informou ainda que até às 17 horas da última terça-feira (21) menos de 30% do rebanho foi vacinado.

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, apelou para que os produtores possam vacinar o rebanho o mais rápido possível. “Precisamos da parceria dos produtores rurais nesta campanha de vacinação, pois atingir o índice de vacinação previsto vai permitir ao Ceará entrar na zona livre de febre aftosa com vacinação”, destacou. “Cumprimos todas as exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e esperamos que no próximo dia 31 de maio, sejamos reconhecidos oficialmente”.

 

A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 15,20 por cabeça. Depois de vacinado o rebanho, os produtores devem procurar as unidades locais da ADAGRI, as Prefeituras ou os escritórios da Ematerce para declarar a vacinação.

 

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios,tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

 

Serviço:

 

Dia 23 de maio, às 9h
Coletiva para apresentar os números parciais de vacinação da campanha contra febre afotsa
Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Sargento Hermínio 2677 – Alvaro Wayne

 

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter:@ImprensaSDA