CNH Popular realizará exames e validação de inscrições em Coreaú e Tamboril

24 de maio de 2013 - 15:45

Os 601 candidatos selecionados do município de Coreaú farão, neste final de semana os primeiros exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do programa Carteira de Motorista Popular, para atender à população de baixa renda do Estado. Os candidatos serão atendidos a partir das 8 horas na Escola Estadual de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar (Rua Coronel Antônio Teles, 33 – Centro). Já em Tamboril, os candidatos inscritos para o programa participarão do processo de seleção de segunda-feira (27) a quarta-feira (29), quando a unidade móvel do Detran-Ce estará estacionada no Parque General Sampaio.

 

Para os exames em Coreaú, os selecionados têm de apresentar os documentos básicos – CPF, Identidade e comprovante de endereço – para fazer a captura da imagem, captura das digitais dos 10 dedos das mãos, exame médico (vista e pressão arterial) e exame psicotécnico. Os aprovados serão encaminhados para a autoescola, onde o Detran os matriculou. Quem for aprovado no teste, está apto a iniciar as aulas de prática de direção, com carga horária de 20horas-aula, das quais 2 horas/aula no período noturno. O final do processo é o exame de prática de direção. Com a aprovação no exame de prática de direção, a Permissão Para Dirigir (PPD), com validade de 12 meses – período probatório, por isso é uma CNH provisória.

 

Na validação, que acontece em Tamboril, o processo consiste na entrega pelos candidatos dos documentos que comprovem as informações registrada na inscrição (ou pré-cadastro): CPF, Identidade, comprovante de residência, comprovante do benefício do Bolsa Família ou ser aluno na escola pública (ensino fundamental, médio ou profissionalizante), ou egresso do sistema penitenciário ou portador de necessidade especial. No momento da entrega da documentação, o candidato já saberá se foi selecionado ou não.

 

O programa Carteira de Motorista Popular, iniciado em 2009, é destinado à população carente, pois todo o processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (exclusivamente categoria A, para conduzir motocicleta) é custeado pelo Governo do Estado, através do Detran-Ce.

 

Os interessados preenchem o pré-cadastro pela internet (www.detran.ce.gov.br) e esperam que o Órgão realize o processo de validação da sua inscrição. Após a seleção, os selecionados são convocados para realizar a captura de imagem e das digitais dos 10 dedos das mãos, exame médico (vista e pressão arterial) e exame psicotécnico. Com a aprovação, os candidatos frequentam as aulas teóricas na autoescola onde foram matriculados pelo Detran.

 

Concluída a carga horária das aulas, os candidatos realizam a prova teórica. Aprovado na prova, passam para as aulas de prática de direção. Cumprida a carga horária, chegam á última etapa: exame de prática de direção, cuja aprovação terão direito a Permissão Para Dirigir (PPD), a ser entregue pelos Correios na residência do novo motorista.

 

24.05.2013

 

Assessoria de Imprensa do Detran-Ce
Paulo Ernesto Serpa – paulo.ernesto@detran.ce.gov.br
(85)3101.5813 e 3101.5819